Governo lança aplicativo que reunirá no celular RG, CNH e título de eleitor

68

O Documento Nacional de Identidade (DNI), um aplicativo que reunirá no celular todos os documentos, como identidade, carteira de habilitação e título de eleitor, foi lançado hoje em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Utilizará dados de biometria do tribunal para certificar a identidade das pessoas.

“É a celebração da parceria entre Judiciário e Executivo na inauguração da cidadania digital”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que há uma revolução em curso, a digital, e o Brasil “não perdeu o bonde”.

O TSE tem dados biográficos e biométricos de cerca de 120 milhões de brasileiros, destacou Barroso.

Ele explicou que com o DNI digital não será mais necessário carregar documentos em papel. “É a simplificação da vida”, comentou.

Já o uso da biometria permitirá a conferência de identidade das pessoas em bancos e repartições públicas. Com isso, será possível reduzir fraudes produzidas a partir de carteiras falsas de identificação. Haverá também efeitos positivos no sistema penitenciário, acrescentou. Hoje, há pessoas presas no lugar de outras que têm nome igual.

O presidente do TSE destacou ainda que a intenção é cadastrar todos os brasileiros, de forma que não haverá mais os “invisíveis”. Além disso, será possível acabar com as provas de vida, que obrigam pessoas, muitas vezes idosas, a comparecerem a repartições públicas para demonstrar que estão vivas.

Guedes destacou que, sem os dados da biometria do TSE, não seria possível ter implementado muitos dos serviços da plataforma gov.br. O Brasil está em sétimo lugar no ranking mundial de governo digital, à frente de muitas economias avançadas. É o primeiro das Américas. O ministro destacou a digitalização de 68 milhões de brasileiros na “experiência traumática” da pandemia.

G1

Artigos relacionados

Brasil

Lindbergh propõe mudança em regra de cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou um Projeto...

Brasil

Lewandowski defende integração de dados de segurança com Mercosul

Ao anunciar um acordo de cooperação com ministros de segurança de países...

Brasil

Governo mantém críticas após 4ª versão do PL Antifacção de Derrite

Os embates entre governo e oposição em torno do PL Antifacção permanecem...

Brasil

Após operação da PF, ex-prefeito de Lajeado deixa o governo estadual

Após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), com...