José Rocha critica condução de Arthur Lira sobre emendas PIX e vê federação entre União Brasil e PP como certa

70

Foto: Política Livre
O deputado José Rocha (União Brasil) 20 de março de 2025 | 15:49

José Rocha critica condução de Arthur Lira sobre emendas PIX e vê federação entre União Brasil e PP como certa

O deputado José Rocha (União Brasil) comentou sobre as polêmicas envolvendo o bloqueio das emendas PIX e questionou a falta de critérios claros para a destinação dos recursos e a transparência no Congresso. A declaração foi dada durante a cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho ao presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quinta-feira (20).

Ele criticou a forma como o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conduziu a distribuição das emendas de comissão. “A emenda de comissão teria que ser discutida na comissão, lavrada uma ata e ter, claro, o autor da emenda, o objeto e o beneficiário. Não era isso que acontecia. Não aparecia o autor, não ficava claro onde e como as obras seriam feitas”, afirmou o deputado em conversa com o Política Livre.

“Questionei isso e foi onde começou o problema. Minha briga com o ex-presidente foi porque eu retive os encaminhamentos que ele fez para que eu mandasse ao Ministério da Integração. Ele reuniu os líderes e assumiu a autoria dessas emendas que estavam comigo represadas”, explicou.

Mesmo sem poder votar na comissão, José Rocha afirmou que buscou uma solução para dar mais transparência. “Com apoio da maioria dos membros, fizemos uma relação dos recursos e dos destinatários que estavam nominados e os que estavam em branco. Mandei para o Ministério”, relatou.

A decisão levou a um acordo entre os presidentes da Câmara e do Senado com o governo para destravar as emendas, desde que houvesse rastreabilidade. Com Hugo Motta no comando da Câmara, José Rocha espera que a nova gestão trate o tema com mais clareza.

O deputado também falou sobre a possível federação partidária entre União Brasil e PP, afirmando que o acordo já está praticamente fechado. “Apesar de não anunciado, porque o PP já em reunião da sua bancada decidiu pela federação. No nosso partido, União Brasil, é majoritária essa opinião. Então, eu acho que é questão de dias para confirmar essa federação, eu acho que já está consumada a federação”, disse.

Política Livre



Fonte: Política Livre

Artigos relacionados

GeralPolítica

Homem morre ao ser soterrado em tanque de soja na Bahia

Imagem ilustrativa de um silo de soja |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik Um trabalhador...

Política

PEC da reforma administrativa trava e Motta atua para obter apoio

Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmara Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados 23 de...

Política

Lula exalta ‘sul global’ e critica protecionismo em fala na Indonésia

Foto: Ricardo Stuckert / PR Lula e Prabowo Subianto 23 de outubro...

Política

PF faz operação contra desvio de recursos públicos e mira prefeitos

Foto: Divulgação/Arquivo As diligências têm o objetivo de aprofundar as investigações 23...