Projeto da rede estadual de Uauá distribui ovos de Páscoa e kits de alimentação para comunidades carentes

186

Foto: Mariluce Cardoso

Mais de 400 ovos de chocolate e dezenas de kits alimentares chegaram a famílias de quatro comunidades carentes do município de Uauá, nesta Páscoa. A ação é fruto do projeto Páscoa Solidária, promovido pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, que mobilizou estudantes, professores e servidores em uma corrente de empatia, generosidade e aprendizado coletivo. A produção foi resultado de um trabalho pedagógico articulado, com planejamento financeiro aprovado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), garantindo a ampliação do alcance e da estrutura da iniciativa, neste ano. 

A ideia que transformou a rotina escolar na semana da Páscoa surgiu em 2023, durante uma conversa entre os professores Thalia Cardoso (Nutrição) e Douglas Souza Costa (Informática), sobre como tornar a data mais significativa dentro da unidade. Com apoio da direção e da coordenação, o projeto ganhou forma e envolveu alunos na produção artesanal dos ovos. “O projeto cresceu, superou desafios e se consolidou como uma ação anual de grande importância para a escola e a população beneficiada”, explica a diretora da unidade escolar, Mariluce Cardoso.

Foto: Mariluce Cardoso

Neste ano, o destaque foi o envolvimento intenso dos alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética, além das turmas do Proeja. A experiência prática nas aulas ganhou um novo sentido com a proposta de levar afeto por meio da alimentação. As professoras Edmilda Santana e Luma Mota também se integraram à equipe, fortalecendo o processo pedagógico com ações colaborativas em sala e na produção dos ovos. A participação ativa dos estudantes, desde a organização até a entrega nas comunidades, refletiu o compromisso com o bem coletivo e o fortalecimento da cidadania por meio da educação.

Para Maria Clara de Almeida Silva, aluna do 2º ano, participar da iniciativa foi uma experiência inesquecível: “A gente entregou ovos de Páscoa para as crianças e ver a alegria delas foi incrível. É bom saber que, com um gesto simples, conseguimos fazer a diferença no dia de alguém. Essa experiência me fez pensar na importância de ajudar o próximo e como isso tem tudo a ver com o nosso curso”. Já Davy dos Santos Gonçalves, do 3º ano, acredita que o projeto vai além da doação. “Não é só entregar ovos; é um gesto de carinho e empatia com as crianças que, muitas vezes, não têm condições de comprar um.” 

Fonte: Ascom/SEC

 

Fotos: Mariluce Cardoso



.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Polícia Civil de Itiúba cumpre mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil, através da DT de Itiúba com o apoio do...

Últimas notícias

Jovem é socorrido após ser encontrado com perfurações de arma de fogo na zona rural de Jaguarari

Um jovem identificado pelas iniciais L.S.S., de 22 anos, foi vítima de...

Últimas notícias

Policia Civil de Capim Grosso recupera moto furtada no patio do DPT em Salvador

A Delegacia Territorial da cidade de Capim Grosso, no dia 04 de...

Últimas notícias

Idoso morre em acidente após bater carro em poste em trecho da BA-152 de Macaúbas

Um idoso, de 62 anos, morreu vítima de um acidente ocorrido nesta...