Brasileiros só terão feriadão de Páscoa e Tiradentes novamente em 2087; entenda

146

 

O calendário de 2025 presenteou os brasileiros com um “superferiado” de quatro dias consecutivos. A coincidência entre a Páscoa, celebrada neste domingo (20), e o feriado de Tiradentes, marcado para segunda-feira (21), permitiu a muitos trabalhadores e estudantes um raro período prolongado de descanso — iniciado na Sexta-feira Santa, dia 18 de abril.

A combinação, porém, é incomum. Para que esse feriado prolongado ocorra, a Páscoa — que tem data móvel — precisa coincidir com o dia 20 de abril. De acordo com levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), isso só aconteceu duas vezes nas últimas décadas: em 2003 e em 2014. E, segundo projeções, não se repetirá tão cedo. A próxima ocorrência semelhante só está prevista para 2087.

A razão está no chamado Cálculo Eclesiástico, um sistema matemático definido no Concílio de Niceia, em 325 d.C., que estabelece que a Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério sul (ou primavera, no norte). Isso significa que a Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A data da Páscoa também determina outros eventos importantes do calendário religioso e civil: o Carnaval acontece 47 dias antes e o Corpus Christi, 60 dias depois. Assim, esses feriados também se deslocam a cada ano dentro de faixas específicas: o Carnaval pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março, enquanto Corpus Christi pode ocorrer entre 21 de maio e 24 de junho.

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Homem sofre grave acidente de moto na BA-791, entre Quixabeira e BR-324

Na manhã desta quinta-feira (14), por volta das 9h25, um acidente foi...

Últimas notícias

Operador morre após trator tombar em buraco dentro de fazenda no município de Riachão do Jacuípe

Um trágico acidente de trabalho tirou a vida de José Trabuco do...

Últimas notícias

Governador da Bahia assina projetos de lei que propõem reajuste salarial de até 22,1% para servidores

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, na terça-feira (12), seis...

Últimas notícias

Caçamba bate em moto e logo em seguida invade duas casas; motorista ficou ferido

Um homem teve ferimentos leves depois de perder o controle de uma...