Ataque de abelhas deixa mais de 30 pessoas feridas durante cavalgada; um cavalo morreu

106
Ataque de abelhas deixou 30 pessoas feridas durante cavalgada no RS — Foto: Micael Araldi/Arquivo pessoal

Um ataque de abelhas deixou mais de 30 pessoas feridas no município de Ivoti, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no domingo (27). Cavalos também foram atingidos pelos insetos. Um acabou morrendo.

A prefeitura havia informado inicialmente a morte de dois animais, porém na segunda-feira (28) corrigiu o número para um.

O incidente aconteceu no Núcleo de Casas Enxaimel durante um tradicional evento da região, a 12ª Cavalgada da Amizade. Cerca de 250 pessoas estavam reunidas, incluindo de 150 cavaleiros, segundo a organização do evento.

Conforme o Corpo de Bombeiros do município, a guarnição foi acionada às 13h20. Bombeiros auxiliaram esguichando água para afastar os insetos, e o local foi isolado. As pessoas foram orientadas a deixarem a área e procurarem por atendimento médico em Ivoti e nas cidades vizinhas de Estância Velha e Dois Irmãos.

“Começou a faltar e foi uma dor horrível. Foram mais de 100 picadas na cabeça, segundo a médica que me atendeu. Abelhas me atacaram também, no pescoço, orelhas e nariz. Agora, já fui medicado e estou em casa, graças a Deus. Mas foi um susto”, conta o aposentado Ernesto Bortolli, 79 anos, que participava da cavalgada.

O aposentado ainda relata que só não teve a quadro de saúde comprometido porque recebeu socorro rapidamente.

“Eu mandei o meu neto levar nossos cavalos para mais longe e, naquilo, veio outro cavalo que atravessou a rua e caiu morto no meio da capoeira. Eu estava a uns 10 metros longe e os bichos começaram a me atacar. Aí, fui gritando por socorro e chegou uma turma com balde com água, outros fazendo fumaça. E logo chegou a ambulância, que embarquei e fui hospital, senão não sei o que aconteceria comigo”.

A prefeitura de Ivoti emitiu nota prestando apoio aos participantes do evento. Leia abaixo:

“A Prefeitura de Ivoti informa que, na tarde deste domingo (27), durante a realização de um evento particular de cavalgada, que contou com apoio do município, nas proximidades do Núcleo de Casas Enxaimel, ocorreu um incidente envolvendo um enxame de abelhas, que atacou cavalos e participantes.

Algumas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital São José de Ivoti e para hospitais da região. Infelizmente, também tivemos a confirmação do óbito de dois cavalos. Desde o primeiro momento, a Prefeitura tem prestado apoio aos envolvidos e segue acompanhando o caso de perto, à disposição para colaborar com todas as ações necessárias. Nos solidarizamos com os participantes neste momento difícil”.

Fonte: g1

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Padre e outras duas pessoas morrem em queda de marquise em Salvador

O padre Carlos Augusto da Cruz Silva, de 45 anos, estava na...

Últimas notícias

Jovem de 17 anos morre após colidir moto em animal entre Abóbora e Pilar

Imagem: Reprodução/Redes sociais Um jovem identificado como Luidi Rafanely de Souza Ferreira,...

Últimas notícias

Caixa anuncia novo concurso com salários de até R$ 15,6 mil; saiba como participar

A Caixa Econômica Federal vai realizar um novo concurso público com 184...

Últimas notícias

Saiba como agir em caso de presenciar alguém sofrendo um AVC, como prevenir e sintomas

Um acidente vascular cerebral (AVC) — também conhecido como infarto cerebral ou...