Justiça bloqueia R$ 2,8 bilhões de envolvidos em fraudes contra aposentados do INSS

173

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens de associações, empresas e pessoas físicas acusadas de participação em fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi anunciada na quinta-feira (12) pela Advocacia-Geral da União (AGU) e tem como objetivo garantir a restituição dos valores descontados indevidamente dos beneficiários.

Os bloqueios foram autorizados em 15 ações civis públicas movidas pela AGU no âmbito de uma força-tarefa que investiga o esquema de descontos não autorizados realizados entre 2019 e 2024. Segundo o órgão, estão entre os alvos 12 entidades representativas e seus dirigentes, seis empresas de consultoria, dois escritórios jurídicos e três empresas privadas.

As fraudes consistiam na cobrança de mensalidades e taxas de filiação a entidades sem o consentimento dos segurados, muitas vezes com desconto automático direto no benefício. As investigações integram a Operação Sem Desconto, coordenada pela Polícia Federal, que apura os prejuízos causados por essa prática em todo o país.

A expectativa é que os recursos bloqueados sejam utilizados para ressarcir os aposentados e pensionistas lesados, enquanto os processos seguem tramitando na Justiça.

Bahia.ba

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Estudantes de Ponto Novo (BA) se destacam com projetos de iniciação científica em evento internacional

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal A cidade de Ponto Novo, localizada no Norte da...

Últimas notícias

Depressão na adolescência: aumento expressivo de casos acende alerta para saúde mental

Foi a dificuldade para dormir e o desânimo constante que levaram Fernanda*,...

Últimas notícias

Anvisa alerta para uso indiscriminado de remédios para disfunção erétil; médicos citam riscos de infarto e dependência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os riscos do uso...