Acidentes na BR-324 deixam dez mortos em cerca de 90 dias no trecho de Riachão do Jacuípe

70

A rodovia BR-324, no trecho que compreende os municípios de Riachão do Jacuípe, Tanquinho e Nova Fátima, segue registrando uma preocupante sequência de acidentes graves, a maiora com vítimas fatais. Nos últimos três meses — entre 20 de março e 29 de junho de 2025 — pelo menos dez pessoas perderam a vida em sete ocorrências distintas, conforme registros do Calila Notícias. A quantidade de feridos foi menor, apenas quatro.

A maioria dos acidentes ocorreu em um raio de 15 km entre a sede de Riachão e o distrito de Vila Aparecida, onde a combinação de trânsito intenso e imprudência tem resultado em tragédias frequentes.

Muito possivelmente, a quantidade de mortes proporcionalmente deve ter sido maior que o trecho da BR 324 que liga Feira de Santana a Salvador no mesmo período.

Nesta reportagem não consta informações de acidentes onde foram registrados apenas feridos sem gravidade. Vale lembrar também que em todas essas ocorrências a equipe de socorristas voluntários da Brigada Anjos Jacuipenses atuaram, sendo a principal fonte de informação para o CN.

Confira o resumo dos casos:

20 de março – Caminhão e Fiat Strada (1 morto)
Um grave acidente no fim da manhã, nas proximidades do Posto Carreteiro, a cerca de 5 km de Riachão do Jacuípe, deixou como vítima fatal Carlos Roberto Pita Louredo, 59 anos. Ele dirigia um Fiat Strada carregado com palma e morreu no local após colidir com um caminhão.

22 de março – Caminhão e motocicleta (2 mortos)
Dois homens morreram após colidirem com um caminhão no km 85 da BR-324, entre Riachão e Nova Fátima, próximo ao acesso ao distrito de Barreiros. Uma das vítimas faleceu no local e a outra morreu dentro da ambulância do SAMU.

28 de abril – Caminhão bitruck e Hyundai Creta (1 morto)
Na região do povoado Santana, entre Riachão e Tanquinho, um acidente resultou na morte do motorista do Hyundai Creta, que tombou e chegou a pegar fogo. Ele viajava com o filho, que sobreviveu com ferimentos leves.

15 de maio – Dois caminhões (1 morto)
Uma colisão entre dois caminhões nas imediações do Posto Roma, em Nova Fátima, deixou ambos os motoristas presos às ferragens. Um deles não resistiu aos ferimentos e faleceu dois dias depois no hospital.

10 de junho – Moto e Toyota Corolla (1 morto)
Nas proximidades de Frijacuípe, o jovem Guilherme Mendes da Cunha, de 18 anos, natural de Américo Brasiliense (SP), morreu na hora após colisão da motocicleta em que estava com um carro. O passageiro sofreu fraturas na perna e no punho.

15 de junho – Carro de passeio e caminhão boiadeiro (3 mortos)
Um dos acidentes mais trágicos do ano ocorreu próximo ao contorno de acesso a Pé de Serra, quando um carro colidiu com um caminhão boiadeiro. Três pessoas morreram presas às ferragens e outras duas ficaram feridas. O condutor do carro foi o empresário conhecido com Leo da D’gust um dos três que morreu na hora.

29 de junho – Motocicleta (1 morto)
O motociclista José Fernandes Mota, de 47 anos, morreu após colisão nas proximidades do distrito de Vila Aparecida. Ele completaria 48 anos no dia 18 de julho. O acidente reforça o alerta para o alto índice de ocorrências fatais nesse trecho específico.

Balanço dos acidentes entre 20 de março e 29 de junho de 2025:

Acidentes com vítimas fatais: 7

Total de mortos: 10

Total de feridos graves: ao menos 4

Alerta e necessidade de medidas urgentes

O número elevado de mortes em apenas três meses acende um sinal vermelho para autoridades rodoviárias e gestores públicos. Os trechos entre Riachão do Jacuípe, Nova Fátima e Tanquinho necessitam de ações imediatas:

Melhoria da sinalização e iluminação;

Redução de velocidade em áreas críticas;

Fiscalização mais intensa da PRF;

Campanhas de educação no trânsito;

Instalação de redutores ou barreiras físicas nos pontos de maior índice de acidentes.

A comunidade regional clama por soluções eficazes para frear a tragédia constante na BR-324, uma das principais vias de ligação do semiárido baiano.

calilanoticias

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Curso de Primeiros Socorros para cuidadores da Educação Especial fortalece segurança nas escolas em Filadélfia

A Prefeitura de Filadélfia, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta...

Últimas notícias

CNPJ terá letras e números: quem será afetado? O que muda? Veja 10 perguntas e respostas

O Brasil passará a emitir CNPJs em um novo formato: além de números,...

Últimas notícias

Morre aos 93 anos, Zeca Batista, ex-prefeito de Itiúba. Governador gravou um vídeo com ele, um dia antes (Veja)

Morreu na tarde de domingo, 29, aos 93 anos,José Batista de Oliveira,...

Últimas notícias

MPF instaura inquérito para apurar suposto desvio de mais de R$ 10 milhões do Fundef

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar o...