Datafolha: só 33% acreditam que Brasil vencerá Copa do Mundo de 2026

190
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A confiança do brasileiro na seleção nunca esteve tão em baixa às vésperas de uma Copa do Mundo. Levantamento do instituto Datafolha revela que apenas 33% da população acredita que o Brasil será campeão em 2026, menor índice já registrado desde o início da série histórica, em 1994.

O dado surge em um momento de transição na equipe, agora sob comando do técnico italiano Carlo Ancelotti. A menos de um ano do Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México, o torcedor parece cético quanto à possibilidade de o Brasil conquistar o hexacampeonato.

Queda de confiança

Na edição anterior, no Catar, 54% dos brasileiros apostavam na seleção. Antes disso, em 2018, eram 48%, número que já refletia os traumas de 2014, quando o Brasil foi goleado por 7 a 1 pela Alemanha em casa e depois perdeu o terceiro lugar para a Holanda.

Outro dado que chama atenção: 33% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram opinar sobre quem será o campeão.

Este índice reforça o distanciamento emocional de parte do público com a Seleção Brasileira – uma equipe que já foi quase unanimidade nacional e hoje divide opiniões.

O pico de otimismo do torcedor foi registrado em 2006, quando 83% acreditavam no título antes da Copa do Mundo da Alemanha.

Desde então, a expectativa vem caindo gradualmente. Em 2010, era de 64%; em 2014, subiu para 68%; depois caiu para 48% em 2018 e 54% em 2022.

Agora, chega ao seu ponto mais baixo: um terço da população ainda acredita, os outros dois terços duvidam ou simplesmente preferem não opinar.

Pesquisa

O levantamento do Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 136 municípios de todas as regiões do país, nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre os mais velhos, aqueles que assistiram aos tempos gloriosos do Brasil, o pessimismo é ainda maior. Já a nova geração aposta que a seleção pode surpreender sob o comando de Ancelotti.

Bahia.ba

.

Artigos relacionados

Esportes

No adeus a 2025, Brasil fica no empate com a Tunísia

Estêvão marcou o gol brasileiro e foi, mais uma vez, o destaque...

Esportes

Rebaixado, Sport vira adversário decisivo para Bahia e Vitória

Sport, primeiro rebaixado da Série A do Campeonato Brasileiro |  Foto: Paulo...

Esportes

Futebol é para homens, não é para meninas”, diz técnico do Inter

Treinador causou polêmica com declaração |  Foto: Ricardo Duarte / Internacional O...

Esportes

Seleção de Quixabeira vence Saúde e segue vivo na Copa Ouro de Seleções

A Seleção de Quixabeira ganhou a primeira partida na Copa Ouro de...