Câmara aprova urgência para projeto que reduz benefícios fiscais federais

120
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, que prevê a redução mínima de 10% nos benefícios fiscais federais de natureza tributária, financeira e creditícia. Com a decisão, a proposta pode ser votada diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões da Casa. A expectativa é que o texto seja analisado ainda esta semana.

De acordo com o projeto, a diminuição dos incentivos será dividida em dois anos: pelo menos 5% no primeiro e mais 5% no segundo, após a entrada em vigor da lei. A medida faz parte do esforço do governo federal para conter gastos e aumentar a arrecadação, em meio às restrições orçamentárias e ao debate sobre responsabilidade fiscal.

Algumas áreas, no entanto, estão fora do escopo da proposta. Ficam preservados os incentivos concedidos ao Simples Nacional, à Zona Franca de Manaus e às demais zonas e áreas de livre comércio, bem como aos financiamentos ao setor produtivo das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Também permanecem intocados os benefícios destinados a entidades sem fins lucrativos, como instituições de assistência social e educação, partidos políticos e suas fundações, sindicatos de trabalhadores, produtos da cesta básica, programas de bolsas de estudo para o ensino superior e políticas industriais voltadas aos setores de tecnologia da informação, comunicação e semicondutores.

Bahia.ba

.

Artigos relacionados

Brasil

Lula vai à Colômbia para participar da reunião de Cúpula da Celac-UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cúpula da Comunidade...

Brasil

Pesquisa indica mulheres jovens mais progressistas que homens

As mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que os homens, que declararam...

Brasil

Alcolumbre e Moraes discutem como combater o crime organizado

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu nesta terça-feira (4)...

Brasil

Relator de CPI quer investigar atuação do crime em mercados legais

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada nesta terça-feira...