
A sexualidade da mulher segue sendo tabu para a sociedade. Com a passagem do tempo e a menopausa, esse tabu aumenta ainda mais. A ginecologista Camila Bolonhezi destaca a importância de um olhar individualizado. “Cada mulher vive a menopausa de forma única. O acompanhamento ginecológico é essencial para entender os sintomas e oferecer o tratamento mais adequado, que pode ir desde mudanças no estilo de vida até a reposição hormonal, quando indicada”, afirma.
Ela destaca que o diálogo aberto entre paciente e profissional faz toda a diferença. “Mais do que aliviar sintomas, queremos que as mulheres vivam esse ciclo com autonomia, segurança e qualidade de vida.” Já a sexóloga Lu Angelo ressalta a importância de a mulher conhecer o próprio corpo para chegar ao orgasmo no sexo. “Quanto mais a mulher se permite a conhecer seu corpo e as zonas de prazer, mais ela está em contato com o próprio íntimo e, portanto, maior chances de conseguir o orgasmo”
Médica especialista em menopausa, Fernanda Torras lista as quatro melhores posições sexuais para mulheres nessa fase da vida:
Cowgirl
Permite mais controle e contato íntimo. Nessa posição, a mulher fica por cima do parceiro e pode controlar a velocidade e a profundidade da penetração, o que pode aumentar o prazer.
Papai & Mamãe Invertido
A posição do “papai e mamãe invertido” é para as mulheres que querem optar em ter o controle durante o ato sexual. Além disso, é fácil ter o controle da profundidade e o ritmo da penetração.
Caranguejo
Essa posição é outra alternativa para as mulheres que preferem uma penetração mais suave. A mulher fica de costas e por cima do parceiro, permitindo também a estimulação do clitóris e outras regiões do corpo.
Cara a cara
É mais uma opção para as mulheres que querem comandar durante o ato sexual. Nessa posição, a mulher fica sentada por cima do parceiro e pode controlar a intensidade da penetração.