SAC amplia horário de atendimento para a nova carteira de identidade em nove postos no interior do Estado

303

 

Postos passam a funcionar até às 15h30 somente para a CIN a partir desta terça-feira (5); serviço precisa ser agendado previamente através do ba.gov.br

O SAC amplia o horário de atendimento com foco na grande procura da população pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em nove postos no interior do Estado. A novidade, realizada em parceria com o Detran e o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), passa a vigorar a partir desta terça-feira (5).

Os postos vão funcionar de 7h às 15h30. O expediente atual é de 7h às 13h. As unidades do SAC contempladas são Senhor do Bonfim, Eunápolis, Porto Seguro, Irecê, Paulo Afonso, Brumado, Guanambi, Conquista I e Valença.

A expansão funciona da seguinte maneira: de 7h às 13h (todos os serviços do posto, incluindo a CIN); de 13h às 15h30 (atendimento exclusivo da CIN). É importante ressaltar que o atendimento da nova carteira de identidade é feito 100% por agendamento prévio através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 e 0800 071 5353.

“Com essa medida, estimamos um aumento de 72,7% na capacidade de atendimento do posto, o que representa mais de 20 mil vagas mensais. Esse avanço reforça nosso compromisso com a ampliação do acesso aos serviços públicos, em especial com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo mais cidadania e dignidade à população”, afirma a secretário da Administração, Edelvino Góes.

CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples.

Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.

blogdonettomaravilha

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Caminhonete roubada é recuperada pela PRF na BR 407

Foto: Divulgação/PRF Uma caminhonete roubada foi recuperada, na noite de sexta-feira (19),...

Últimas notícias

homem perigoso é preso enquanto passeava em praça de Queimadas

Um homem identificaco como Laércio Soares Lopes, de 43 anos, foi preso...

Últimas notícias

Mulher de 37 anos que saiu do interior de Pernambuco para enterro do sogro Jacobina, morre após o sepultamento

Jamile Ferreira de Oliveira, de 37 anos, faleceu no último sábado, 20,...

Últimas notícias

Festas Juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

As festas juninas revelam muito da cultura nordestina… E ganharam o país…...