Moradores denunciam envenenamento de gatos em Várzea Nova; crime pode ser punido com prisão

208

 

Moradores da cidade de Várzea Nova, no centro-norte baiano, procuraram a redação do blog Jacobina 24 Horas para denunciar um grave caso de maus-tratos contra animais. Segundo relatos, ao menos oito gatos foram mortos por envenenamento na Rua do Posto, na sede do município. O episódio, além de chocar a comunidade, gerou revolta e tristeza entre os protetores de animais e vizinhos.

Uma das moradoras, que prefere não se identificar por medo de retaliações, enviou imagens dos animais mortos e um vídeo comovente, no qual uma mulher chora e questiona em desespero: “Quem fez essa maldade, meu Deus do céu?”.

A matança de animais é crime previsto na legislação brasileira. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), maus-tratos, incluindo a morte de animais domésticos ou silvestres, podem resultar em detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena pode ser agravada se houver crueldade excessiva ou se o animal for de espécie rara ou ameaçada de extinção. Em casos mais graves, o crime pode até se tornar inafiançável.

A população cobra uma resposta das autoridades e pede investigação imediata. “É inadmissível que alguém faça isso com os bichinhos. São vidas, são inocentes”, disse um morador indignado.

Organizações de proteção animal e lideranças comunitárias estão se mobilizando para que o caso não fique impune. A recomendação é que, ao identificar qualquer suspeita de envenenamento ou maus-tratos, os cidadãos registrem boletim de ocorrência e acionem a Polícia Civil ou o Ministério Público.

Fonte: Jacobina 24 Horas

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Caminhonete roubada é recuperada pela PRF na BR 407

Foto: Divulgação/PRF Uma caminhonete roubada foi recuperada, na noite de sexta-feira (19),...

Últimas notícias

homem perigoso é preso enquanto passeava em praça de Queimadas

Um homem identificaco como Laércio Soares Lopes, de 43 anos, foi preso...

Últimas notícias

Mulher de 37 anos que saiu do interior de Pernambuco para enterro do sogro Jacobina, morre após o sepultamento

Jamile Ferreira de Oliveira, de 37 anos, faleceu no último sábado, 20,...

Últimas notícias

Festas Juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

As festas juninas revelam muito da cultura nordestina… E ganharam o país…...