Tribunal de Justiça do Maranhão 19 de agosto de 2025 | 08:30
Deputados pedem que governador do MA devolva R$ 1 mi por viagem a Paris
Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão entraram com uma ação popular pedindo que o governador Carlos Brandão (PSB) seja condenado a ressarcir o erário estadual em R$ 1 milhão por ter justificado viagem a Paris “se utilizando de agendas que não exigiam a sua presença”.
A ação, protocolada pelos deputados Carlos Lula, Rodrigo Lago e Othelino Neto, também traz como réus outros três servidores públicos, além de uma agência de turismo e do Estado do Maranhão.
Os parlamentares afirmam que o governador confirmou presença em uma agenda, da Organização Mundial de Sanidade Animal, destinada a autoridades da Agência Estadual de Defesa Agropecuária. O evento ocorreu de 25 a 29 de maio, em Paris.
Brandão informou à Assembleia que ficaria ausente do país de 30 de maio a 7 de junho. Segundo os deputados, o período da viagem incluiu o dia 2 de junho, aniversário dele.
A ação pede a restituição de todos os valores de diárias concedidas a Brandão e aos servidores.
Procurado, o governo do Maranhão informou que a missão de Brandão em Paris incluiu o recebimento do Certificado de Brasil e Maranhão Livre de Aftosa, solenidade que contou com a participação de Lula.
Segundo a assessoria, a missão teve início no dia 3 de junho, com visita oficial à sede da Unesco, na qual o Maranhão recebeu títulos de “etapa preparatória da cerimônia de entrega dos títulos de patrimônio atribuídos ao Maranhão — o Complexo Cultural Bumba Meu Boi, como patrimônio cultural, e os Lençóis Maranhenses, como patrimônio natural da humanidade, certificações entregues nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, em visita in loco da direção da Unesco e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.”
Danielle Brant/Folhapress