Área de Tecnologia do TJ-BA entregou mais de 40 projetos só no primeiro semestre de 2025

22

Foto: Divulgação
Projetos impactam, diretamente, a melhoria da prestação jurisdicional 19 de agosto de 2025 | 09:25

Área de Tecnologia do TJ-BA entregou mais de 40 projetos só no primeiro semestre de 2025

Antes mesmo de se tornar presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a desembargadora Cynthia Resende já tinha em mente que o investimento em tecnologia era o caminho. Agora, após um ano e meio de iniciada a gestão, colhe os frutos da escolha feita: mais de 40 projetos entregues pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), somente no primeiro semestre de 2025, os quais impactam, diretamente, a melhoria da prestação jurisdicional.  

“Eu me recordo, ainda era Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, e fui para um evento em Minas Gerais. Ali, foi que eu entendi que o país inteiro já estava se transformando, migrando para essa realidade tecnológica, e a Bahia estava lá atrás ainda. Então, foi ali que nasceu o meu desejo: se eu for presidente do Tribunal, vou investir na área de tecnologia, porque é aí que está o futuro, é aí que está a agilidade da Justiça”, contou a desembargadora presidente durante o encontro promovido pela Comissão Especial de Informática no qual a Setim apresentou o balanço 2025.1 da área de tecnologia.  

Na oportunidade, os diretores Henrique Roma (Diretoria de Infraestrutura de TIC), Fábio Martins (Diretoria de Modernização) e Murilo Serafim (Diretoria de Governança de TIC) explicaram a estrutura das unidades, exibiram números relativos a demandas recebidas e resolvidas, bem como detalharam os projetos desenvolvidos, as iniciativas em andamento e as ações futuras. 

Entre as muitas entregas do primeiro semestre de 2025, o secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri, chamou atenção para algumas delas:  

inauguração do Centro de Monitoramento e Observabilidade de TIC;  
implantação de nova rede wi-fi nas unidades;  
desenvolvimento do Sistema audIN, solução para audiências digitais que dispõe de degravação automática com IA; 
desenvolvimento do Robô RIC para identificação de partes falecidas em processos judiciais em tramitação; 
implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que será o canal oficial de gestão eletrônica dos processos administrativos e documentos institucionais do TJBA; 
implantação do Eproc, novo sistema processual eletrônico cuja base de homologação já está instalada no ambiente de nuvem; 
desenvolvimento de todas as integrações do PJe ao jus.br, obrigatórias pelo CNJ; 
atualização do Exaudi (sistema administrativo utilizado na gestão de acervo processual do TJBA), o qual ganhou novo layout, tornando o acesso à informação mais prático e rápido, bem como facilitando o entendimento dos dados apresentados; 
conexão com as comarcas do interior por meio do Projeto Rota Digital, que leva técnicos da Setim para atender, in loco, às demandas das unidades mais distantes; e 
promoção de ações de conscientização em segurança digital.  

“A senhora, realmente, foi uma visionária, trouxe uma visão de transformação digital para o Poder Judiciário. Hoje, eu, também, me orgulho porque a gente, de fato, tem sido referência em nível nacional, nós temos sido procurados por outros tribunais”, afirmou o secretário.  

O juiz auxiliar da Presidência no eixo Tecnologia da Informação, Rodrigo Britto, ressalta que as entregas são significativas. “A gente está evoluindo e evoluindo muito bem”, avaliou. 

Ocorrido na sede do TJ-BA, o encontro foi acompanhado por magistrados, servidores e gestores das unidades administrativas interessados em acompanhar, de perto, o andamento das ações de tecnologia desenvolvidas no Tribunal.

“É um mundo que a gente precisa se inteirar, estou falando a gente desembargador, a gente juiz, a gente precisa fazer essa interlocução com eles [a área de tecnologia], porque nós vivemos do trabalho dessas pessoas e a sociedade vive do nosso”, afirmou o presidente da Comissão de Informática, Desembargador Raimundo Braga, expressando a importância do diálogo contínuo.  

Ao final, a desembargadora Cynthia Resende externou o seu contentamento e a sua gratidão. “Eu vejo que, daquela vez, daquele primeiro choque para hoje, nós avançamos muito realmente. Fico muito feliz em ver essa realização. Agradeço a todos vocês que se empenham, todos os dias, nessa área”. 



Fonte: Política Livre

Artigos relacionados

Política

Governo da Bahia anuncia valor da grana extra para os professores

Valor deve pago até o dia 2 de outubro |  Foto: Divulgação/GOVBA...

Política

“Como uma leoa”, diz Michelle Bolsonaro sobre possível candidatura

Michelle Bolsonaro |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil “Se levantar como uma leoa”....

Política

Alcolumbre cita o regimento e arquiva a PEC da Blindagem, derrotada por unanimidade da CCJ

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, em 3 de junho de 2025 —...

Política

Câmara inicia processo contra Eduardo Bolsonaro por quebra de decoro

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (23)...