
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negocia com a Conmebol trocar duas vagas da preliminar da Libertadores por uma classificação direta para a fase de grupos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo jornal O Globo.
Neste momento, o Brasil conta com cinco vagas diretas e duas na preliminar do principal torneio do continente da América do Sul. Caso, haja a mudança, o país teria seis vagas diretas.
A medida aliviaria o calendário dos clubes que teriam que disputar quatro partidas no início da temporada para chegar na fase de grupos. Além disso, o presidente da CBF, Samir Xaud, se queixa do chaveamento da pré-Libertadores colocar dois brasileiros para se enfrentarem na 3ª fase. Em 2024, o Botafogo eliminou o Red Bull Bragantino. Neste ano, o Corinthians caiu precocemente no torneio, mas enfrentaria o Bahia na briga pela vaga na próxima fase. O Esquadrão de Aço bateu o Boston River e entrou na competição integrando a chave F.
Enquanto a mudança não acontece, seis brasileiros estão na disputa das oitavas de final da Libertadores deste ano. Nesta terça, Fortaleza e São Paulo fazem o jogo de volta dos seus confrontos, contra Vélez e Atlético Nacional, respectivamente. Nesta quarta (20), Inter e Flamengo decidem a classificação. Enquanto na quinta (21), será a vez de Botafogo pegar a LDU e o Palmeiras medir forças com o Universitario.
Bahia.ba