Desde o lançamento do primeiro modelo de iPhone, em junho de 2007, a Apple tem buscado implementar novidades que agradem aos usuários. Embora tenha acumulado muitos acertos ao longo dos anos, a gigante de Cupertino também provocou decepções com algumas decisões controversas. O fim da entrada para fones de ouvido de 3,5mm e a remoção do carregador da caixa, por exemplo, foram duramente criticados pelo público — afinal, o aparelho manteve seu preço elevado, mesmo oferecendo menos acessórios para os clientes.
Além disso, o fim do botão Home e o notch gigante foram outras mudanças que não agradaram aos fãs. Pensando nisso, e às vésperas do lançamento do iPhone 17, o TechTudo preparou uma lista com cinco mudanças do iPhone que decepcionaram até os fãs da Apple.

4 mudanças do iPhone que decepcionaram até os fãs da Apple
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
- Fim da entrada para fones de ouvido
- Carregador fora da caixa
- Fim do botão Home e do Touch ID
- Notch gigante
1. Fim da entrada para fones de ouvido
A partir do iPhone 7, lançado em 2016, a Apple anunciou o fim da entrada para fones de ouvido em seus aparelhos. Segundo a empresa, a remoção do conector de 3,5 mm tinha como objetivo melhorar o design interno do iPhone, liberando espaço para outros componentes e aumentando a resistência à água. Embora a justificativa fosse plausível, a decisão decepcionou muitos fãs, que se viram obrigados a migrar para fones de ouvido via Bluetooth — geralmente mais caros —, já que, com a extinção da entrada tradicional, a empresa deixou de incluir o acessório na caixa do celular.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/10/27/iphone_7_-img_0167_1.jpg?w=800&ssl=1)
iPhone 7 perdeu a entrada de fone de ouvido analógica — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
2. Carregador fora da caixa
Se já foi decepcionante não ter fones de ouvido incluídos entre os acessórios do iPhone, imagine então quando, em 2020, com o lançamento do iPhone 12, a Apple também removeu o carregador da caixa. Vale lembrar que, nos tempos dourados, a embalagem incluía o aparelho, fones de ouvido, carregador, cabo USB, documentação e a chave para abrir o slot do chip. Como justificativa para essa caixa mais “enxuta”, a empresa alegou preocupações com a sustentabilidade. Embora o argumento seja nobre, a mudança decepcionou os fãs da marca.
Em 2024, a Apple foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) a pagar uma indenização de R$ 3,2 mil a Matheus dos Santos Pegorim Abreu por danos morais, após ele se sentir lesado pela ausência do carregador. Segundo o despacho, a prática adotada pela empresa configura venda casada — o que é proibido pelas leis de defesa do consumidor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/U/Q/ZLPrg5RGuZAyH71POHHg/iphone-caixa.jpg?w=800&ssl=1)
Apple removeu o carregador da caixa do iPhone — Foto: Divulgação/Apple
3. Fim do botão Home e do Touch ID
Seguindo a tendência de grandes mudanças que decepcionaram os fãs, a Apple removeu o botão Home e o Touch ID de seus aparelhos a partir do iPhone X. A big tech de Cupertino anunciou a novidade como uma evolução no design do aparelho, pois permitiria que a tela fosse ampliada e ocupasse o espaço anteriormente reservado ao botão físico. No entanto, a mudança gerou apreensão entre os usuários, já que, sem o Touch ID, a única forma de autenticação para desbloquear o celular passou a ser o recém implementado Face ID.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/5/i/eH1hYuSACzayBBOBc8Rw/2017-01-08-8botao-home-do-iphone-7-com-sensor-de-impressao-digital.jpg?w=800&ssl=1)
Botão Home foi retirado do iPhone para permitir o aumento da tela — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
4. Notch gigante
O notch é aquele entalhe localizado na parte superior da tela do iPhone, responsável por abrigar a câmera frontal e os sensores de reconhecimento facial. Introduzido no iPhone X — o modelo das grandes novidades —, a Apple decidiu ampliar o espaço dedicado ao entalhe. E não parou por aí: no iPhone 12, o notch ficou gigante.
O visual polêmico decepcionou muitos fãs, que consideraram a mudança intrusiva — afinal, tratava-se de uma grande “pílula preta” ocupando uma zona morta da tela. Para a alegria geral, o notch foi finalmente removido e deu lugar à Dynamic Island, uma solução mais elegante e funcional para os usuários.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/D/T/PUCxO3QUOEQGVX16CWmw/1-2ve1g5s1yx-w3xny9qjpgq.jpg?w=800&ssl=1)
Notch gigante foi considerado intrusivo pelos usuários — Foto: Divulgação/Apple