Eduardo Salles 08 de outubro de 2025 | 09:22
Assembleia Legislativa da Bahia homenageia legado empresarial e social de Norberto Odebrecht, fundador do Grupo Novonor
No próximo dia 9 de outubro, data em que o empresário e engenheiro Norberto Odebrecht faria 105 anos, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizará uma Sessão Especial em Salvador (BA) que promete reunir autoridades baianas, funcionários e parceiros do Grupo Novonor. Proposto pelo Deputado Eduardo Salles, o evento será uma homenagem aos 80 anos do Grupo, que tem como marco especial a criação da Odebrecht Engenharia & Construção, e aos 60 anos da Fundação Norberto Odebrecht, instituição que promove a transformação social por meio da educação e do desenvolvimento sustentável.
Com oito décadas de trajetória, a Odebrecht Engenharia & Construção é o braço de infraestrutura pesada do Grupo Novonor, sendo referência nacional no setor, de acordo com o Ranking da Engenharia Brasileira, publicado pela revista O Empreiteiro. Atuou na execução de mais de 3 mil obras em 37 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas, metrôs, ferrovias, pontes, aeroportos e refinarias. Em 29 oportunidades teve obras premiadas com o Global Best Projects, concedido pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, sendo considerada a mais relevante distinção da engenharia mundial.
Atualmente, emprega mais de 18 mil pessoas de diferentes nacionalidades em mais de 30 contratos espalhados por países das Américas e da África.
Representando o legado social do Grupo Novonor, a Fundação Norberto Odebrecht completa seis décadas marcada pelo compromisso com o desenvolvimento humano e a transformação social. Já são mais de 700 mil pessoas impactadas pelo PDCIS, programa social criado em 2003 no Baixo Sul da Bahia por Norberto Odebrecht, e premiações relevantes na bagagem, como o Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas, concedido em 2010, e o de melhor ONG da Bahia em 2022, pelo Instituto Doar.
Reconhecida como uma das mais antigas fundações empresariais do país, a Fundação expandiu nos últimos anos o alcance do seu programa social para novos territórios, no Rio de Janeiro e em Angola, mantendo como traço central de sua identidade o espírito de servir, valor da cultura do Grupo Novonor.
Para compor a homenagem, a Mesa Solene será composta por nomes e instituições relevantes para o Estado da Bahia e que fazem parte da história de Norberto Odebrecht. Além da presidente da ALBA, Deputada Ivana Bastos, e do proponente Deputado Eduardo Salles, estarão presentes Maria de Fátima, Promotora do Ministério Público da Bahia; Norberto Odebrecht Neto, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Norberto Odebrecht e Cristiane Nacimento, Diretora da instituição; Marcelo Gentil, Responsável por Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Novonor; Vicente Mattos, Presidente do Comitê da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Isabela Suarez, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB); Humberto Miranda, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB); Kelsor Fernandes, Presidente do Sistema Fecomércio Bahia; Joaci Góes, Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e membro da Academia de Letras da Bahia; Joaquim Cardoso, diretor da Organização de Conservação da Terra (OCT) e ex-assessor de Norberto Odebrecht; e Jailton Ribeiro, agricultor beneficiado pelo Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht.