Conselho de Ética da Câmara Municipal arquiva processo de cassação contra Hamilton Assis

83

Foto: Divulgação/Arquivo
O vereador Hamilton Assis (PSOL) 22 de outubro de 2025 | 20:48

Conselho de Ética da Câmara Municipal arquiva processo de cassação contra Hamilton Assis

O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador arquivou nesta quarta-feira (22) o procedimento de admissibilidade para a abertura de processo de cassação do vereador Hamilton Assis (PSOL). O presidente do colegiado, vereador Alexandre Aleluia (PL), votou pelo arquivamento. Foram cinco votos favoráveis ao arquivamento e uma abstenção.

Em entrevista a este Política Livre, Alexandre Aleluia falou sobre o arquivamento. “Hoje tivemos a finalização do procedimento de admissibilidade de um possível processo do vereador Hamilton. E o meu entendimento, como relator, aliás, como o único relator, porque diferentemente das outras comissões, o Conselho de Ética só tem um relator nesse momento, foi pelo arquivamento. Primeiro, por falta de provas em relação à invasão. E segundo, por um termo utilizado de votação secreta, existia uma dúvida se seria o termo regimental ou popular utilizado pelo vereador. E, naturalmente, a dúvida favorece ao acusado. Isso é um princípio jurídico”, declarou.

Ainda segundo o edil, a maioria dos membros da comissão teve o mesmo entendimento que ele. “Então, com base nisso, optei pelo arquivamento do possível processo e fui acompanhado por alguns vereadores”, continuou.

Além de Alexandre Aleluia, os vereadores Marta Rodrigues (PT), Hélio Ferreira (PCdoB), Duda Sanches (União Brasil) e Cezar Leite (PL) votaram pelo arquivamento da matéria, já o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) optou pela abstenção.

Conforme antecipado por este Política Livre, Hamilton Assis á tinha afirmado algumas vezes que acreditava no arquivamento. Ele foi acusado de quebra de decoro e apontado como um dos responsáveis pela invasão à Câmara Municipal, no dia 23 de maio, durante a votação do projeto de lei sobre o reajuste salarial de professores e servidores municipais. No dia 1º de setembro, o vereador protocolou sua defesa na Comissão de Ética da Casa.

Reinaldo Oliveira/Política Livre



Fonte: Política Livre

Artigos relacionados

Política

EUA devem ‘administrar’ Venezuela e extrair petróleo por ‘vários anos’, diz Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que seu governo deve seguir “administrando”...

Política

Rede Sustentabilidade aciona STF para barrar lei que cria cargo “jabutis de juízes” no TJ-BA

A Rede Sustentabilidade ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido...

Política

Bolsonaro solicita inclusão em programa de leitura na prisão para reduzir pena

O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou, por meio de seus advogados, a inclusão...

Política

Deputado não esclarece origem de cerca de R$ 470 mil apreendidos em operação da Polícia Federal

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara...