Médicos estimam retorno de Bolsonaro à prisão em 1º de janeiro após novo procedimento

23

O ex-presidente Jair Bolsonaro, de 70 anos, permanece internado no hospital DF Star, em Brasília, após a realização de um novo procedimento médico para tratar crises persistentes de soluço. Segundo a equipe médica, a previsão é de que ele retorne à prisão em 1º de janeiro, caso não haja novas intercorrências.

Nesta segunda-feira (29), Bolsonaro foi submetido a um bloqueio anestésico de um nervo que controla o diafragma, no lado esquerdo. O procedimento durou cerca de uma hora. No sábado, ele já havia passado pelo mesmo tratamento no lado direito. De acordo com os médicos, são necessárias pelo menos 48 horas para a avaliação dos resultados.

O cirurgião Claudio Birolini informou que o ex-presidente deve permanecer hospitalizado até o início de janeiro e que ainda está prevista a realização de uma endoscopia entre terça e quarta-feira. Segundo o cardiologista Brasil Caiado, o quadro clínico de Bolsonaro é considerado estável.

Bolsonaro deixou pela primeira vez, na quarta-feira passada, o local onde está preso desde o fim de novembro para ser submetido a uma cirurgia de correção de hérnia inguinal. O procedimento foi realizado na quinta-feira e considerado bem-sucedido, embora os médicos já tivessem indicado a possibilidade de intervenções adicionais de menor complexidade para tratar os soluços persistentes.

O ex-presidente enfrenta há anos complicações decorrentes da facada sofrida no abdômen durante a campanha eleitoral de 2018, que resultaram em diversas cirurgias ao longo do período. No sábado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro relatou nas redes sociais que ele enfrenta há nove meses crises diárias de soluço.

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, Bolsonaro deverá retornar, após a alta hospitalar, ao quarto da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena. O STF rejeitou pedido da defesa para a conversão da pena em prisão domiciliar, apesar das alegações relacionadas ao estado de saúde do ex-presidente.

Com informações do Folha de Pernambuco

Artigos relacionados

Últimas notícias

Na Bahia, Lula volta a culpar Bolsonaro por mortes na pandemia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a culpar seu...

Últimas notícias

Eclipse Solar Anular em 17 de fevereiro de 2026 formará “anel de fogo” no céu

No dia 17 de fevereiro de 2026, ocorre um Eclipse Solar Anular,...

Últimas notícias

Wanda Chase será homenageada no Carnaval de Salvador

Após 18 anos longe da avenida, um dos blocos mais tradicionais do...

Últimas notícias

Brasileiros de até 24 anos comemoram pagamento extra de R$ 1.200 em fevereiro

Estudantes do ensino médio público que concluíram os estudos em 2025 e...