Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos de benefícios do INSS

14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, o projeto de lei que proíbe o desconto de mensalidades associativas diretamente nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sanção foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Pela nova norma, entidades que realizarem cobranças consideradas irregulares deverão devolver integralmente os valores descontados de aposentados e pensionistas no prazo de até 30 dias, contados a partir da decisão que reconhecer a irregularidade. O texto também autoriza o sequestro de bens de investigados ou acusados da prática, como forma de garantir o ressarcimento às pessoas prejudicadas.

Ao sancionar a proposta, o presidente vetou o dispositivo que previa que, caso as entidades não efetuassem a devolução dos valores no prazo estabelecido, o ressarcimento seria assumido pelo INSS com recursos do Orçamento da União.

Lula também vetou o trecho que determinava que o INSS realizasse uma busca ativa para identificar os beneficiários afetados pelas cobranças indevidas. Segundo a justificativa apresentada, a medida atribuiria ao órgão competências que não lhe seriam próprias, além de expor a autarquia a riscos jurídicos e operacionais e gerar custos adicionais sem a indicação dos impactos orçamentários e financeiros correspondentes.

A lei entra em vigor com o objetivo de coibir descontos não autorizados em benefícios previdenciários e reforçar mecanismos de proteção a aposentados e pensionistas.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Brasileiros vão receber auxílio de R$ 1.621 durante 7 meses, anuncia governo

Milhões de trabalhadores brasileiros vão receber um reforço financeiro ao longo de...

Últimas notícias

Moscas da China se moldaram geneticamente para invadir EUA, diz estudo

Um inseto invasor originário da China tem avançado rapidamente pelos Estados Unidos...

Últimas notícias

Veja vídeo: macarrão a um centavo causa confusão em inauguração de supermercado

Uma promoção de macarrão instantâneo ao preço de R$ 0,01 provocou confusão...

Últimas notícias

Na Bahia, Lula volta a culpar Bolsonaro por mortes na pandemia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a culpar seu...