Bahia entra em alerta do Inmet para chuvas intensas e tempestades

7

O alerta começa a valer a partir de 00h01min de domingo –

A Bahia está entre os estados que entraram em alerta de perigo emitido pelo Inmet para chuvas intensas e tempestades a partir deste domingo, 1º. O aviso também vale para outras regiões do país e ocorre por causa da chegada de um novo episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), fenômeno típico do verão que provoca períodos prolongados de instabilidade.

O alerta começa a valer a partir de 00h01min de domingo, 1º, e segue até as 10h de segunda-feira, 2. A previsão indica chuva volumosa, ventos fortes e possibilidade de transtornos em áreas urbanas e rurais, especialmente em regiões já impactadas por precipitações recentes.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!

Leia Também:

Corredor de umidade aumenta risco de temporais

De acordo com o Inmet, um corredor de umidade deve se intensificar e se estender da Região Norte ao Centro-Oeste e Sudeste do país.

Esse cenário favorece a formação de áreas de instabilidade, elevando o risco de chuvas intensas, temporais e fenômenos associados, como rajadas de vento e granizo.

Para fevereiro, a previsão aponta volumes elevados de precipitação, com chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia. Os ventos podem chegar a até 100 km/h, aumentando o potencial de danos.

Estados afetados pelo alerta

Além da Bahia, o alerta de perigo abrange áreas de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal.

Em comparação com os dois últimos episódios, o eixo da ZCAS deve se deslocar mais ao sul, trazendo impactos mais intensos sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

O sistema também deve atingir outros estados, como Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Amazonas, mantendo uma ampla faixa de atuação no território nacional.

Previsão do tempo e riscos

Segundo a Climatempo, apesar da expectativa de que o evento seja mais curto, começando no domingo, 1º, e perdendo força na quarta-feira, 4, a ZCAS deve impor um padrão de tempo fechado. A previsão indica poucas aberturas de sol e chuvas frequentes, que podem ocorrer em pancadas fortes ou de forma persistente ao longo do dia.

Mesmo com menor duração, a continuidade das chuvas sobre áreas já saturadas aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e elevação do nível de córregos e rios. Regiões de encosta também seguem em estado de atenção para possíveis deslizamentos de terra, além de quedas de energia elétrica, danos a plantações e queda de árvores.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Pesquisadores encontram ninho com filhote de maior águia do mundo

Pesquisadores localizaram em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, um...

Últimas notícias

Uso de Mounjaro levanta alerta sobre inflamação grave no pâncreas

A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido emitiu um alerta após...

Últimas notícias

Racha no PSD? Adolfo banca Otto e minimiza saída de Coronel

O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Adolfo Menezes...

Últimas notícias

São João sem milhão: prefeitos baianos defendem controle de gastos com bandas nas festas juninas

Foto: Divulgação/UPB A alta no cachê das bandas contratadas pelas prefeituras para...