Neo Química Arena tem pagamentos congelados por crise da gestora

4

O fundo imobiliário responsável pela Neo Química Arena, do Corinthians, foi liquidado por determinação do Banco Central do Brasil – e o clube já está sentindo os efeitos. Há mais de duas semanas, fornecedores ligados à operação do estádio em Itaquera deixaram de receber pagamentos por causa do bloqueio das contas.

O impacto está acontecendo porque o Arena Fundo de Investimento Imobiliário era administrado justamente pela Reag Trust, que teve seus bens congelados após a decretação de liquidação pelo Banco Central, em 15 de janeiro.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!

Desde então, o fundo está impedido de movimentar recursos, autorizar transferências ou efetuar pagamentos, o que deixou as contas da Neo Química completamente congeladas.

Leia Também:

Por que o bloqueio foi feito?

A Reag foi investigada pela Polícia Federal como parte de um esquema de fundos com valores inflados artificialmente, associados a operações do Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro.

Com isso, a punição de liquidação foi determinada, e impactou na paralisação das contas da Neo Química.

O que o Corinthians vai fazer?

A paralisação dos pagamentos começou em 14 de janeiro e teve impacto imediato sobre os repasses a fornecedores. A expectativa do clube segundo o diretor financeiro do Corinthians, Emerson Piovesan, é anunciar em breve um novo gestor para o Arena FII, o que permitiria destravar as operações financeiras.

Embora não tenha confirmado oficialmente um nome, a tendência é que a administração do fundo seja assumida pelo Grupo Planner, empresa que recentemente adquiriu a Ciabrasf, antiga administradora de fundos vinculada à Reag, segundo O Globo.

Além disso, em nota divulgada no dia 16 de janeiro, o Corinthians informou que, desde agosto de 2025, após a deflagração da Operação Carbono Oculto e o avanço das investigações envolvendo a Reag, o clube iniciou tratativas para substituir a administradora e a gestora do fundo, em conjunto com a Caixa Econômica Federal.

O que é o Arena FII?

O Arena FII é um fundo criado para captar recursos junto a investidores e financiar a construção da Neo Química, o que faz com que ele tenha os direitos econômicos da arena. Isso faz com que receitas de bilheteria, camarotes, cadeiras especiais, ingressos de temporada, eventos, publicidade, estacionamento e naming rights sejam todos do FII.

Na prática, o Corinthians atua como operador do estádio, organizando jogos, vendendo ingressos, administrando eventos, restaurantes e o tour da arena, contratando serviços e pagando despesas do dia a dia.

Parte dessa arrecadação é repassada ao fundo, que remunera cotistas e quita compromissos com fornecedores. Agora, com a liquidação da Reag, o Arena FII ficou sem representante legal para autorizar atos de gestão, o que interrompeu o fluxo financeiro e travou os pagamentos.

O Corinthians vai poder jogar em casa?

Apesar do atraso nos repasses, a torcida não precisa se preocupar – a diretoria alvinegra afirmou que o funcionamento do estádio segue normal, sem nenhuma perspectiva de pausar as atividades.

Segundo ele, as partidas do time profissional não sofrem impacto, já que toda a operação dos jogos, da bilheteria ao pagamento das despesas, é realizada diretamente pelo clube.

Débitos registrados no fundo

O balanço mais recente do Arena FII aponta R$ 99,6 milhões em “receitas operacionais a receber” do Corinthians. Esses valores correspondem a repasses que não ocorrem de forma imediata, mas sim com o clube arrecadando e apurando a parcela devida ao fundo e transfere após a arrecadação.

Quando isso não acontece, o montante fica registrado como crédito do fundo. Dessa forma, o efeito financeiro direto da paralisação recai mais sobre os cotistas do Arena FII do que sobre o clube associativo, facilitando a situação do Corinthians em si.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Ida de Coronel para a oposição resolve impasses das chapas na Bahia

A saída do senador Angelo Coronel do PSD, com sua consequente ida...

Últimas notícias

prazo para entrar na lista de espera termina na segunda

Os estudantes que ficaram de fora da chamada regular do Sistema de...

Últimas notícias

Trump confirma diálogo com Irã, mas mantém frota naval de prontidão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o seu governo...

Últimas notícias

Pesquisadores encontram ninho com filhote de maior águia do mundo

Pesquisadores localizaram em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, um...