71% dos pacientes são regulados em até 24h

6

Regulação da saúde fecha 2025 com 71% dos pacientes atendidos em 24h –

A regulação da saúde na Bahia registrou um salto significativo de eficiência ao longo de 2025. Dados apresentados pela secretária da Saúde, Roberta Santana, nesta quarta-feira, 4, revelam que 71% dos pacientes regulados foram atendidos em até 24h.

O índice demonstra uma evolução expressiva em comparação a 2022, quando apenas 49% das solicitações eram resolvidas no primeiro dia.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!

O balanço foi discutido em reunião com gestores hospitalares para alinhar novas metas de agilidade e previsibilidade no atendimento à população baiana.

Expansão da rede e redução de gargalos

O avanço nos indicadores é reflexo direto da ampliação da infraestrutura hospitalar nos primeiros anos da gestão de Jerônimo Rodrigues. Ao todo, foram entregues 1.875 novos leitos na rede estadual, somados à contratação de mais de 3.700 leitos nas redes privada, filantrópica e municipal.

“Isso demonstra o trabalho coordenado para atender cada vez mais, em menos tempo, os pacientes de todo o estado. Nos três primeiros anos do Governo Jerônimo Rodrigues, abrimos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratamos 3.706 leitos na rede privada, filantrópica e municipal, superando 5.500 leitos no total. Além disso, realizamos, só em 2025, nove mutirões para acelerar demandas de urgência e emergência”, afirmou a secretária Roberta Santana.

Leia Também:

Destaques da assistência: HOEB e Hospital 2 de Julho

Duas unidades foram protagonistas no fluxo da regulação em 2025:

  • Hospital Ortopédico do Estado (HOEB): Com 20 mil cirurgias realizadas até janeiro de 2026, a unidade reduziu em 85% o tempo de espera por procedimentos ortopédicos, focando em casos críticos como fraturas de fêmur em idosos.
  • Hospital 2 de Julho: Consolidou-se como a unidade que mais absorveu a demanda da regulação, com 10.104 encaminhamentos e uma robusta estrutura de 89 leitos de UTI.

A logística de transporte também foi reforçada: foram contabilizadas 925 remoções por UTI aérea no último ano, garantindo que pacientes de regiões remotas chegassem aos centros de referência com rapidez.

Investimentos bilionários e novas obras

Para manter o ritmo de crescimento, o Estado destinou mais de R$ 2,2 bilhões para a atenção primária e suporte a hospitais municipais. Novas unidades de saúde já estão com obras em andamento em municípios estratégicos, como:

  • Paulo Afonso;
  • Alagoinhas;
  • Jacobina;
  • Valença;
  • Serrinha.

De acordo com Rita Santos, diretora da Central Estadual de Regulação, o foco agora é intensificar as estratégias de colaboração entre as unidades para que a resposta ao paciente seja cada vez mais imediata, consolidando a Bahia como referência em gestão de leitos no SUS.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Casa de prefeita é invadida na Bahia e suspeito é morto

Um homem foi morto após invadir a casa da prefeita Ana Paula...

Últimas notícias

o refúgio de águas cristalinas e pôr do sol inesquecível em Salvador

Escondida ao lado do Solar do Unhão, sede do Museu de Arte...

Últimas notícias

antigos trapiches revivem noite do Comércio com cultura

Trapiche Barnabé, no Comércio – Foto: José Simões/Ag. A TARDE O Comércio...

Últimas notícias

Bahiagás investe R$ 2,7 milhões para levar gás natural ao bairro do Comércio

Responsável pela distribuição de gás natural no território baiano, a Bahiagás -Companhia...