PM da Bahia tem a primeira coronel mulher na sua história; confira

8

A coronel Ivana Teixeira Andrade é a primeira mulher a alcançar o posto mais alto da PMBA –

A tenente-coronel Ivana Teixeira Andrade, que integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), fez história ao ser promovida a coronel, nesta quinta-feira, 5, e alcançar o posto mais alto da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado.

Com uma trajetória de 32 anos na corporação, a oficial de 56 anos falou sobre a importância de ocupar um posto tão relevante:

Tudo sobre Polícia em primeira mão!

“Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui […] Nós mulheres temos uma vida muito cheia de atividades, porque nós somos esposas, mães, filhas, e quando a gente volta para casa, tem que lidar com toda essa situação. Aí que está a grande dificuldade da mulher e também a força”.

Leia Também:

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formada no Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o posto, a coronel Ivana já foi reconhecida com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação.

Outras promoções

130 novas promoções foram anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de fevereiro, como parte da recomposição do quadro de oficiais e cumprimento do compromisso da gestão estadual pelo fortalecimento da tropa.

Nesta quinta-feira (5), na Governadoria, em Salvador, Jerônimo recebeu 28 oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) promovidos ao posto de tenente-coronel, o segundo maior da corporação. Os oficiais serão designados para unidades na capital e no interior do estado.

Durante o encontro, o governador destacou a responsabilidade associada à nova função: “Vocês estão cada vez mais próximos do objetivo de quem escolhe a carreira policial e assumem mais uma missão de confiança, baseada na lealdade e no compromisso de construir uma Bahia mais segura e de paz”.

Maior participação feminina

11 mulheres estiveram entre os 28 promovidos a tenente-coronel, número que evidencia o avanço da participação feminina nos postos de comando da corporação.

A tenente-coronel Cleia Oliveira Carvalho de Santana destacou o significado da conquista. “A promoção de mulheres a cargos mais altos reforça o reconhecimento à atuação das policiais, que desempenham suas funções com dedicação, disciplina e compromisso com a sociedade”, afirmou.

Já Neusa Cadore, secretária de Políticas para as Mulheres, ressaltou a importância do avanço na representatividade: “O reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres fortalece a construção de uma segurança pública mais diversa e comprometida com o cuidado com as pessoas”.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Conexão de Epstein com o Bitcoin motivou queda da criptomoeda? Entenda

Imagem gerada por inteligência artificial ilustra suposta conexão entre o criminoso sexual...

Últimas notícias

Suplemento é retirado de mercado após causar ereção

Um suplemento energético foi suspenso dos mercados dos Estados Unidos nesta semana....

Últimas notícias

Não cuidam como tem que cuidar

Ceni citou lance do jogo para criticar as condições do campo –...

Últimas notícias

Moraes dá 15 dias para RJ entregar imagens de operação com 120 mortos

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator do caso da...