TJBA empossa nova mesa diretora

12

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) está, oficialmente, sob nova presidência, agora do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que assume a corte para o biênio 2026-2028 com a nova mesa diretora, e substitui a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. A solenidade de transmissão do posto foi realizada na manhã de ontem, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, e foi marcada, além dos discursos emocionados, pela presença de autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis, além de políticos e personalidades, como a cantora Ivete Sangalo.

Com o auditório lotado e sob o som da canção “Força estranha”, de Gal Costa, o agora presidente do TJBA assumiu o novo posto e falou sobre planos e projetos para o tribunal sob sua presidência, com foco, entre outras coisas, em transparência e melhor comunicação com a sociedade. Assumiram também os desembargadores Josevando Souza Andrade, como 1º vice-presidente; Mário Albiani Júnior, como 2º vice-presidente; Salomão Resedá, como corregedor-geral da Justiça; e Pilar Célia Tobio, que completa a nova mesa diretora como corregedora-geral do Foro Extrajudicial.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!

“Foi um momento de grande emoção, uma posse rodeada de pessoas amigas, queridas, dos mais distantes lugares do país. É um privilégio para mim poder assumir a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, eu que sempre tive projetos voltados para as pessoas mais carentes, mais necessitadas, essa é a minha vontade, de permanecer nesse mesmo desiderato, de fazer com que o poder judiciário tem uma melhor comunicação melhor com a sociedade e trazer projetos que, efetivamente, possam cuidar de gente, de pessoas que necessitam do poder judiciário”, afirmou o presidente da corte.

Em seu discurso, Rotondano falou em continuidade dos trabalhos, mas também em modernização, com um projeto robusto, e que tem como meta transformar o TJBA na melhor corte do país, segundo ele. Em janeiro deste ano, a nova gestão anunciou cerca de 314 milhões de reais para o pagamento de precatórios, que são dívidas de entes públicos em causas perdidas na Justiça.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o ex- ministro Luís Roberto Barroso – aposentado em outubro do ano passado – estiveram presentes na cerimônia, que também teve a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), além de secretários municipais e estaduais. Também marcaram presença o governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Francisco Eduardo Loureiro, entre outros.

Parabenizando a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende pelo tempo em que ocupou a presidência do tribunal, o governador Jerônimo enfatizou a importância da união entre os três poderes, relembrando a criação, em parceria, dos programas Bahia Pela Paz e Bahia Sem Fome, com desejo de continuidade da cooperação.

“Viemos aqui para a transmissão de cargo, de posse, para que o novo presidente, Rotondano, possa dar continuidade, fortalecer, ele que tem uma relação muito forte com o sistema nacional de justiça. Tive a honra de, mais uma vez, depositar cripta de Ruy Barbosa e de sua esposa, em uma bela homenagem a um baiano que ajudou e constituiu um sistema jurídico muito forte”, disse o governador.

A cantora Ivete Sangalo falou em sensibilidade e emoção ao descrever o momento, do amigo pessoal da artista há mais de 30 anos.

Hoje é a vitória da sensibilidade, do compromisso, da lisura, hoje é a vitória da integridade. Sou amiga de ‘Roto’ há mais de 30 anos e convivo com um homem íntegro e de muito propósito. Eu estou muito feliz e hoje é um dia de muita emoção por conta disso, por saber que ele é esse indivíduo, que se dedica a essa vida dos interesses do povo”, contou a artista.

Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Política

Fachin cancela reunião para discutir Código de Ética do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, comunicou aos demais...

Política

Licitação na Bahia é suspensa ao exigir documentos do Mato Grosso

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão...

Política

Moraes dá 15 dias para RJ entregar imagens de operação com 120 mortos

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator do caso da...