secretária de Educação obriga funcionários a irem a evento político

9

Funcionários teriam sido obrigados a participar de evento político –

Moradores de Retirolândia, no nordeste da Bahia, denunciaram que a Secretaria de Educação do município liberou todos os funcionários de suas obrigações, na tarde desta sexta-feira, 6. Porém, o que chamou atenção foi o fato de que a folga só seria concedida se eles participassem obrigatoriamente da assinatura da ordem de serviço para a construção do novo hospital municipal.

“Ela deu folga hoje a todos os funcionários da Secretaria de Educação, mas com a condição de que todos fossem à assinatura da ordem de serviço para a construção do hospital municipal. Ela colocou a informação no grupo e avisou que quem não comparecer ao evento, marcado para às 17h, teria o dia descontado. Essa exigência foi estendida a todos os contratados da prefeitura”, disse um morador do município, sob anonimato.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Mensagem da secretária Renilma, que é sobrinha do prefeito | Foto: Reprodução Redes Sociais

O homem relatou que a determinação teria sido feita pela secretária de Educação, Renilma de Oliveira Rios, por meio de mensagem enviada no grupo oficial da secretaria. “Hoje à tarde, não vamos trabalhar, mas, todos na ordem de serviço”, diz a mensagem da secretária.

Secretária Renilma Rios teria obrigado os funcionários a participarem do evento

Secretária Renilma Rios teria obrigado os funcionários a participarem do evento | Foto: Reprodução Redes Sociais

A denúncia, recebida pelo Portal A TARDE, aponta que a revolta dos funcionários ocorreu após a secretária interromper todas as atividades da pasta, que não está diretamente ligada à obra, pois ela é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, para obrigá-los a participar do evento político.

“Foi feito o processo licitatório normal, homologaram o contrato e, hoje, eles resolveram fazer um evento para divulgar o início da obra. Acho um absurdo eles mobilizarem toda uma secretaria de educação que nem faz parte da obra, que é da Secretaria de Saúde, para fazer evento político. A secretária Renilma Rios é sobrinha do prefeito e vem obrigando os funcionários contratados a participar, sob ameaça de demissão de quem não comparecer. Já os concursados que assumem cargos comissionados que não comparecerem podem perder os cargos”, explicou o morador.

Servidores da prefeitura foram convocados pelo prefeito e pela secretária de educação

Servidores da prefeitura foram convocados pelo prefeito e pela secretária de educação | Foto: Reprodução Redes Sociais

Convite do prefeito Guene

Ainda segundo a denúncia, o prefeito também solicitou a presença dos servidores no evento. No entanto, não teria feito o convite sob ameaças. “O prefeito divulgou um áudio convidando todos os funcionários a participar do evento, mas, não exige, não”, contou o munícipe.

Assinatura de ordem de serviço foi transmitida pelas redes sociais do prefeito Guene

Assinatura de ordem de serviço foi transmitida pelas redes sociais do prefeito Guene | Foto: Reprodução Redes Sociais

No áudio, o prefeito de Retirolândia, José Egnildo dos Santos, o Guene (PSB), pede a participação dos servidores: “galera, bom dia. Beleza? Eu quero pedir a vocês encarecidamente que não faltem hoje na ordem de serviço lá, viu? 5h e meia da tarde. Eu conto com vocês! Um abraço!”.

Outras secretarias

O Portal A TARDE tentou apurar se outras secretarias sofreram a mesma orientação, mas não houve confirmação oficial. Um morador afirmou que: “o restante das secretarias eu não tive uma informação concreta com relação à obrigatoriedade da presença no evento, não. Mas, a secretária de Educação foi bem clara e direta com todos os funcionários”.

A reportagem tentou falar com a secretária de Educação, Renilma, por meio de ligação telefônica, mas não conseguiu retorno até a publicação desta matéria. Também não foi possível conversar com o prefeito.

O A TARDE segue acompanhando o caso e permanece à disposição para novos esclarecimentos por parte da Prefeitura de Retirolândia.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Consumo de bebidas muito quentes aumenta risco de câncer, diz estudo

O problema não está na substância (café ou chá) em si, mas...

Últimas notícias

Corpo de idosa morta a facadas é encontrado em quintal de casa

Uma mulher de 68 anos foi assassinada dentro da própria residência no...

Últimas notícias

Agressão? Agente federal chuta cachorro durante abordagem policial

Um agente federal dos Estados Unidos foi flagrado em vídeo chutando um...

Últimas notícias

Presente do INSS: aposentados podem receber R$ 12,7 mil entre abril e maio

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ter...