Concurso da Polícia Civil da Bahia deve definir banca organizadora até março

7


O processo para a realização de um novo concurso da Polícia Civil da Bahia avançou mais uma etapa. A Secretaria da Segurança Pública do Estado trabalha com a previsão de contratar a banca organizadora até o final do mês de março.

A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, durante entrevista concedida à rádio Salvador FM, na segunda-feira (9). Segundo ele, a definição da empresa responsável pela organização do certame era esperada para janeiro, mas atrasos administrativos impactaram o cronograma inicial.



De acordo com o secretário, houve problemas no início do ano relacionados a questões orçamentárias e sistêmicas, o que provocou o adiamento do processo. A expectativa, no entanto, é de que a banca seja contratada até o fim de março.

Após a contratação, a empresa escolhida ficará responsável por todas as etapas do concurso, incluindo o recebimento das inscrições e a aplicação das provas. No último concurso da Polícia Civil da Bahia, realizado em 2022, a organização ficou sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Marcelo Werner também informou que o edital do novo concurso deve ser publicado ainda no primeiro semestre de 2026, com previsão de início do curso de formação no final do mesmo ano. A expectativa é de que os novos servidores reforcem o efetivo da corporação a partir de 2027.

O concurso da Polícia Civil da Bahia recebeu autorização oficial no início de novembro de 2025 e prevê a oferta de 750 vagas para cargos de nível superior. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de delegado, escrivão e investigador, sendo 100 vagas para delegado, 150 para escrivão e 500 para investigador.

Além das vagas autorizadas, em janeiro do ano passado o Governo do Estado sancionou a criação de 2.397 novos cargos na estrutura da Polícia Civil, o que amplia a possibilidade de convocações futuras. A corporação ainda poderá realizar ajustes na distribuição das vagas até a publicação do edital, em razão das diretrizes da nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que prevê a unificação dos cargos de agente e escrivão na carreira de oficial investigador de polícia.

Com informações do A Tarde



Artigos relacionados

Últimas notícias

Veja como o beijo pode transmitir doenças graves

O Carnaval é sinônimo de alegria, mas a combinação de aglomerações, beijos,...

Últimas notícias

Marinho reage ao pênalti perdido de Kayzer após reestreia no Vitória

A reestreia de Marinho no Vitória não aconteceu da maneira que o...

Últimas notícias

Homem morre após ficar preso em máquina industrial de concreto

Equipes trabalham na retirada de corpo na empresa de construção civil –...

Últimas notícias

Facebook lança IA para animar foto de perfil e personalizar posts

As ferramentas, integradas à Meta AI, estão sendo disponibilizadas de forma gradual...