Carnaval de Salvador reúne 12 milhões de foliões e registra três anos sem mortes violentas nos circuitos

11


O Carnaval de Salvador reuniu 12 milhões de baianos e turistas nas ruas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Secretaria de Seguranca Publica da Bahia (SSP-BA). O número corresponde a cerca de cinco vezes a população da capital baiana.

Os dados foram apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo vice-governador e coordenador da festa Geraldo Junior, além de secretários estaduais envolvidos na organização do evento.



Pelo terceiro ano consecutivo, não houve registro de mortes violentas — como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte — nos circuitos oficiais.

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA identificou 73 foragidos da Justiça durante a folia, número superior ao registrado em 2025, quando 55 pessoas com mandados de prisão foram localizadas. Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, entre os capturados estavam investigados por homicídio, tráfico de drogas, roubo, estelionato, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estupro e dívida de pensão alimentícia. O sistema também auxiliou na localização de duas pessoas desaparecidas.

Nos 53 portais de abordagem montados nos acessos aos circuitos, mais de 7.500 objetos proibidos foram apreendidos, aumento de 51% em relação ao carnaval anterior. Entre os itens recolhidos estão uma pistola calibre .40, carregador, munições, facas, garfos, garrafas de vidro, estiletes e produtos inflamáveis.

As tentativas de homicídio nos circuitos apresentaram redução de 28,6%, com cinco ocorrências registradas neste ano, contra sete em 2025. A polícia contabilizou ainda 65 prisões em flagrante, aumento de 35,4% na comparação com o ano passado, além de 135 assinaturas de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Foram registradas 113 ocorrências de lesão corporal leve, 983 furtos e 140 roubos.

A festa começou na quinta-feira (12) e foi encerrada na terça-feira (17). Durante os dias de folia, a programação contou com homenagens, manifestações públicas de afeto e momentos que repercutiram nas redes sociais.

Entre os destaques, a atriz Bruna Marquezine foi vista acompanhada do cantor Shawn Mendes. A pequena Liz também chamou a atenção ao acompanhar o bloco do pai, o cantor Leo Santana.

O carnaval também foi marcado por polêmicas, incluindo atrasos de trios elétricos que provocaram aglomerações no circuito Dodô (Barra-Ondina). Entre os episódios repercutidos estão desentendimentos envolvendo Bell Marques e o Olodum, manifestações públicas de apoio do cantor Carlinhos Brown à cantora Claudia Leitte e uma acusação de racismo feita por Carla Perez.

Com informações do G1 Bahia



Artigos relacionados

Últimas notícias

Padaria famosa fecha as portas após 109 anos

Frequentadores da Framingham Baking Company ficaram desolados com o encerramento das atividades...

Últimas notícias

Inmet coloca Bahia em alerta para tempestades com ventos de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para a...

Últimas notícias

vídeo mostra vendedor forçando vítima com faca

Uma rotina comum terminou em trauma para uma jovem de 23 anos...

Últimas notícias

Casal é flagrado em ato s1x*al nas pedras de Praia famosa; veja vídeo

Um casal foi flagrado mantendo relações sexuais sobre as pedras da Praia...