Plantão de Direitos Humanos registra 437 ocorrências

5

Entre os dias 12 e 17 de fevereiro, o Plantão Integrado dos Direitos Humanos monitorou 437 incidentes durante o Carnaval de 2026 em Salvador, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 18 pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A pasta coordena o que é considerado o maior serviço estadual de proteção de direitos em festas populares do país, em parceria com a Pontos Diversos. O balanço oficial ainda será finalizado em até 30 dias.

Do total de ocorrências, metade foi classificada como possível crime, enquanto 30% se referem a violações de direitos e 20% a situações de vulnerabilidade social. O circuito Barra/Ondina concentrou a maior parte dos registros, com 52% dos casos.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!

Entre as situações mais recorrentes, o trabalho infantil se destacou, com 118 registros, principalmente envolvendo crianças negras que acompanhavam vendedores ambulantes. Além disso, foram identificadas 56 situações de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade.

Leia Também:

Entre os crimes registrados, destacam-se 58 ocorrências de violência física, 27 crimes sexuais e 29 casos de trabalho indecente, além de episódios de racismo, LGBTfobia e violência institucional. Mulheres negras aparecem como principais vítimas nos casos de violência física e sexual.

Com mais de 40 instituições e cerca de 200 profissionais mobilizados, o Plantão atuou em postos fixos e equipes volantes nos circuitos. Entre os destaques estão a Patrulha Inclusiva e identificação de pessoas surdas, que somam mais de 100 atendimentos. Com recorde de 601 crianças acolhidas pelo programa Salvador Acolhe, mais de 22 mil pulseiras também foram distribuídas para o público infantil.O Procon realizou 43 fiscalizações durante a festa.

Segundo a SJDH, os dados reforçam que o Plantão vai além do atendimento emergencial e orienta ações estruturantes ao longo do ano, consolidando um modelo de Carnaval que alia celebração, proteção de direitos e formulação de políticas públicas.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Usuários relatam instabilidade em pagamentos via PIX

Clientes do Itaú Unibanco relataram instabilidade em transações via Pix na manhã...

Últimas notícias

Antaq oficializa Cristina Castro como diretora substituta

Cristina integra diretoria colegiada da agência por um período de até seis...

Últimas notícias

De maiô cavado, Poliana Rocha publica fotos em Trancoso e repercute nas redes sociais

A influenciadora Poliana Rocha, de 49 anos, compartilhou nesta quarta-feira (18) um...

Últimas notícias

Lula consegue feito histórico no Carnaval de Salvador

Lula durante o Carnaval de Salvador – Foto: José Simões | AG....