Acordo para custeio de tratamento de câncer no SUS é aprovado pelo STF

5

A homologação de um acordo que redefine o custeio de medicamentos oncológicos no SUS (Sistema Único de Saúde) foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira, 19, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, foram fixadas novas regras sobre qual ramo da Justiça deve julgar ações envolvendo esses tratamentos.

Um dos principais pontos do acordo foi a continuidade do ressarcimento de 80% pelo Governo Federal nos casos em que medicamentos oncológicos forem fornecidos por decisão judicial. O percentual vale para ações ajuizadas até 10 de junho de 2024 e foi estendido, de forma provisória, às ações posteriores.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Leia Também:

O debate foi retomado após o Ministério da Saúde editar a Portaria GM/MS 8.477/2025, que instituiu o Componente da Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-ONCO). A norma reorganizou o financiamento, a aquisição e a dispensação desses medicamentos no SUS.

A partir do AF-ONCO, municípios, estados e o Governo Federal União ajustaram tanto o percentual de ressarcimento quanto os critérios para definição da competência judicial nas ações sobre tratamentos oncológicos.

A nova determinação definiu que, nos casos de aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde, a competência será da Justiça Federal. Enquanto isso, nos casos de aquisição descentralizada, a competência será da Justiça Estadual.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Dinheiro de volta? Saiba como ganhar bebendo café todos os dias

hand of barista making latte or cappuccino coffee pouring milk making latte...

Últimas notícias

Idoso morre queimado ao tentar controlar incêndio em mata na Bahia

Um idoso, de 80 anos, identificado apenas como Joel do Pão morreu,...

Últimas notícias

Pai e filho são resgatados após caírem em poço na Bahia

Equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) em Feira de...

Últimas notícias

“A Bahia mostrou ao mundo a força de um Carnaval organizado, inclusivo e seguro”, afirma governador Jerônimo Rodrigues

O governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior, coordenador do...