A Receita Federal do Brasil abriu nesta sexta-feira (20) a consulta ao lote de restituição da malha fina referente ao mês de fevereiro. Ao todo, 204.824 contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco serão contemplados.
A verificação pode ser feita no site oficial da Receita Federal, na área destinada ao Imposto de Renda, ou por meio do aplicativo do órgão para dispositivos móveis.
O crédito total liberado soma R$ 578,97 milhões. Desse montante, R$ 337,69 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos, profissionais do magistério e pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix.
O pagamento está previsto para o dia 27 de fevereiro. Os valores serão depositados na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte poderá consultar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências. Se forem identificados erros, será necessário enviar uma declaração retificadora para inclusão nos próximos lotes residuais.
Se não houver pendências e o valor não for creditado, a restituição ficará disponível para resgate no Banco do Brasil pelo prazo de até um ano. Nesse período, o contribuinte pode agendar o crédito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento da instituição financeira. Após um ano, a solicitação poderá ser feita por meio do portal e-CAC, na opção de restituição não resgatada na rede bancária.
Com informações do Bnews