Acompanhantes podem ter desconto de até 80% em passagens de avião

251

ANAC garante desconto de até 80% para acompanhantes de passageiros com autismo |  Foto: Reprodução/Unsplash

Acompanhantes de pessoas diagnosticadas com autismo que pretendem viajar podem – por direito garantido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – ter desconto de até 80% em passagens aéreas em voos nacionais e internacionais.

Direito garantido

Entretanto, para usufruir desse benefício, é necessário seguir os seguintes trâmites esclarecidos por José Crisostemo, advogado especialista em direito do passageiro aéreo.

Para ter acesso, precisa, antes de tudo, ter um relatório médico informando que o autista precisa de acompanhamento. Então, tendo esse documento, o responsável pode entrar no site da ANAC e pegar um formulário. Com esse formulário, já pode se dirigir até a companhia aérea pelo WhatsApp ou por via ligação, canais que indicamos, e informar que já tem formulário com todas as informações para pedir o desconto na compra dos bilhetes”, disse em entrevista ao MASSA!.

José Crisostemo, advogado especialista

José Crisostemo, advogado especialista | Foto: Divulgação

Análise da companhia aérea e direito à indenização

Após seguir esse passo a passo, é preciso aguardar a companhia aérea avaliar os documentos enviados pelo solicitante.

“A companhia aérea vai analisar. Na verdade, ela tem a obrigação de aceitar. Se por um caso ela se negar, cabe uma ação judicial pedindo uma indenização por dano moral. Pegamos uma liminar para que isso seja cumprido”, completou.

Benefício vale para outras condições de saúde

O benefício também é válido para acompanhantes de pessoas com deficiências e diabetes que, em muitos casos, limitam ou comprometem a autonomia, locomoção ou comunicação do paciente. Mas é preciso se atentar: embora esse benefício não seja disponibilizado apenas para pais, os dados do acompanhante – independente do grau de parentesco ou não – precisam estar comprovados em laudos ou relatórios.

“No relatório, precisa constar que aquela pessoa é o acompanhante. Basta informar sobre a viagem para que ele coloque os dados desse acompanhante no documento”, destacou o advogado.

Laudo atualizado e critérios de idade

Se a companhia aérea negar o desconto, o passageiro/acompanhante pode recorrer. O laudo médico precisa estar atualizado, com validade de até um ano.

“Apesar do benefício assegurar mais acessibilidade e segurança para esses passageiros, as companhias, muitas vezes, impõem obstáculos ou negam o benefício. Nesse caso, um advogado especializado pode orientar na documentação correta, atuar preventivamente e, quando necessário, acionar a Justiça para garantir o cumprimento da norma”, aconselhou Crisostemo durante esclarecimentos à reportagem do MASSA!.

Entre os critérios para obter o desconto, o acompanhante deve ter mais de 18 anos e estar apto a prestar assistência durante toda a viagem. Além disso, é possível obter abatimento no valor do excesso de bagagem quando este for utilizado para transportar equipamentos médicos ou objetos de apoio emocional.

Fonte: A Massa

Artigos relacionados

Brasil

Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro retirou, na manhã deste domingo (14), oito lesões...

Brasil

Careca do INSS irá depor em CPMI do INSS, diz presidente de comissão

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o...

Brasil

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Em artigo publicado hoje (14) no jornal The New York Times com o...

Brasil

Autorizado pelo STF, Bolsonaro faz exames em hospital de Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou por volta de 8h deste domingo...