Amazon se prepara para testar robôs humanoides para fazer entregas, diz The Information

134
Robô humanoide Digit, da Agility Robots, durante demonstração em centro de treinamento da Amazon em 2023 — Foto: Agility Robots

A Amazon está desenvolvendo um software para robôs humanoides, que poderiam desempenhar o papel de entregadores e sair de suas vans para fazer entregas, informou o site The Information, citando uma pessoa envolvida no projeto. A gigante da tecnologia estaria construindo um “parque de robôs humanoides” nos Estados Unidos para testar esses robôs. O circuito de testes usado atualmente, instalado em um escritório da Amazon em San Francisco, tem aproximadamente o tamanho de uma cafeteria, segundo a reportagem.

A expectativa da empresa é que os robôs consigam viajar nas vans elétricas da Amazon fabricadas pela Rivian e fazer entregas diretamente a partir delas. Mesmo com um motorista humano ao volante, um robô poderia, em tese, acelerar o tempo de entrega, indo a um endereço enquanto o funcionário humano entrega em outro. A Amazon também tem interesse em veículos autônomos por meio de sua subsidiária Zoox.

A empresa já possui mais de 20 mil vans da Rivian em operação nos Estados Unidos e colocou uma dessas vans na área de testes dos robôs humanoides, segundo o site. Após os testes no “parque humanoide”, a Amazon planeja levar os robôs para “excursões” no mundo real, nas quais tentarão entregar pacotes diretamente em residências.

A Amazon já realizou testes com robôs humanoides, utilizando dispositivos desenvolvidos pela empresa americana Agility Robotics em seus centros de distribuição. A CEO da Agility, Peggy Johnson, disse ao The Guardian no ano passado que o robô Digit permitia que funcionários repassassem tarefas aos robôs e atuassem como “gerentes de robôs”.

A Amazon foi procurada pelo The Guardian, mas não tinha se manifestado até o momento da publicação da reportagem.

Robô equipado com sensação de tato

No mês passado, a Amazon apresentou o Vulcan, primeiro robô da empresa com a sensação de tato e o primeiro a usar vídeo para monitorar e controlar movimentos. Ele é capaz de “ver” o ambiente e “sentir” os objetos, aprendendo com a experiência.

No momento, o Vulcan está em fase de testes, com seis unidades operando em Washington, nos Estados Unidos, e outras duas em Dortmund, na Alemanha – no mesmo Centro de Desenvolvimento onde ocorreu o evento da Amazon. A ideia é ter 50 deles na ativa até o final do ano, e mais tarde expandir para a Europa e outras regiões da América do Norte.

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Jovem de 17 anos morre após colidir moto em animal entre Abóbora e Pilar

Imagem: Reprodução/Redes sociais Um jovem identificado como Luidi Rafanely de Souza Ferreira,...

Últimas notícias

Caixa anuncia novo concurso com salários de até R$ 15,6 mil; saiba como participar

A Caixa Econômica Federal vai realizar um novo concurso público com 184...

Últimas notícias

Saiba como agir em caso de presenciar alguém sofrendo um AVC, como prevenir e sintomas

Um acidente vascular cerebral (AVC) — também conhecido como infarto cerebral ou...

Últimas notícias

ChatGPT, Gemini e mais: o que cada IA faz de melhor?

Apesar de executarem tarefas semelhantes, os assistentes virtuais de inteligência artificial (IA) não são...