Anvisa aprova novas regras de venda e cultivo

10

Planta é utilizada para fins terapêuticos, sob controle médico –

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quarta-feira, 28, as novas regras que ampliam o acesso de pacientes a medicamentos à base de cannabis.

Esta movimentação marca um ponto importante para o acesso a tratamentos com cannabis medicinal no Brasil, podendo tornar o mercado mais acessível e nacionalizado.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!

Venda em farmácias de manipulação

Entre as principais novidades, está a autorização para a venda de fitofármacos derivados de cannabis, como o canabidiol, em farmácias de manipulação.

Anteriormente, a comercialização de medicamentos à base de cannabis era restrita a produtos importados ou fabricados em associações e farmacêuticas, com regulamentação rigorosa.

Com as novas regras, o mercado brasileiro de medicamentos derivados da cannabis pode ser mais desenvolvido, dando assim uma maior autonomia ao país na produção de medicamentos.

Leia Também:

Maior acesso a tratamentos com alta concentração de canabinóides

Além das mudanças na venda em farmácias de manipulação, foram feitas novas regras que possibilitam o acesso de pacientes a tratamentos com maior concentração de canabinóides, especialmente para aqueles com doenças debilitantes.

Vale relembrar que a Anvisa já havia autorizado, desde 2015, a importação desse tipo de produto, porém, com a regulamentação renovada, o país dá um passo para o desenvolvimento de uma produção local.

Cultivo nacional

O plantio da cannabis no Brasil foi liberado, mas não para a população geral, esta regra é voltada somente para as chamadas pessoas jurídicas, termo que engloba:

  • empresas;
  • universidades;
  • associações de pacientes legalmente constituídas.

A planta deve ser exclusivamente produzida para abastecer a fabricação de medicamentos e outros produtos regulados pela agência.

A produção deve ser restrita ao teor de THC de até 0,3%.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comemorou a decisão da anvisa por meio de uma nota no X, dizendo:

“Fico feliz e aliviada com a decisão da ANVISA. Enquanto o Brasil ainda engatinha – e FRACASSA todos os dias – no debate da legalização e regulamentação da maconha recreativa, isso é uma ÓTIMA notícia.”

Veja as outras novidades

Publicidade

  • Como era: a publicidade de produtos à base de cannabis era vedada.
  • Como fica: a publicidade passa a ser permitida exclusivamente somente aos médicos (citados na norma como profissionais prescritores), restrita às informações de rotulagem e ao folheto informativo previamente aprovados pela Anvisa.

Acesso ao THC acima de 0,2%

  • Como era: Antes da decisão, apenas pacientes em cuidados paliativos ou com condições clínicas irreversíveis ou terminais podiam utilizar medicamentos à base de cannabis com concentração de THC (tetrahidrocanabinol) acima de 0,2%.
  • Como fica: Com a nova regra, o uso desses medicamentos passa a ser permitido também para pacientes com doenças debilitantes graves, ampliando o acesso a terapias com maior concentração da substância.

Vias de administração

  • Como era: Antes da decisão, a regulamentação brasileira permitia o uso de produtos à base de cannabis apenas por duas vias de administração: oral e nasal, conforme previa a RDC nº 327, de 2019.
  • Como fica agora: Com a revisão da norma aprovada pela Anvisa, o número de vias permitidas foi ampliado com base em evidências científicas analisadas durante o processo de Análise de Impacto Regulatório (AIR).



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Veja como o beijo pode transmitir doenças graves

O Carnaval é sinônimo de alegria, mas a combinação de aglomerações, beijos,...

Últimas notícias

Marinho reage ao pênalti perdido de Kayzer após reestreia no Vitória

A reestreia de Marinho no Vitória não aconteceu da maneira que o...

Últimas notícias

Homem morre após ficar preso em máquina industrial de concreto

Equipes trabalham na retirada de corpo na empresa de construção civil –...

Últimas notícias

Facebook lança IA para animar foto de perfil e personalizar posts

As ferramentas, integradas à Meta AI, estão sendo disponibilizadas de forma gradual...