Uma família em trânsito, uma cidade fora do cartão-postal e um convite sensível para repensar pertencimento, afeto e identidade. É a partir desse movimento que nasce Salvador Pelo Avesso, de Férias no Subúrbio, nova série criada, roteirizada e dirigida por Alan Miranda, que estreou ontem, dia 30, nas redes sociais, com exibição semanal de 12 episódios no Instagram @salvadorpeloavesso.
Gravada em formato vertical e pensada especialmente para ser assistida no celular, a série aposta em uma linguagem contemporânea para contar uma história profundamente enraizada no cotidiano da capital baiana.
Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Com doses equilibradas de humor e emoção, a narrativa acompanha uma família negra soteropolitana durante um passeio pelas praias e ilhas da região suburbana de Salvador. As férias são transformadas em uma travessia íntima por memórias, conflitos geracionais e descobertas afetivas.
Alan Miranda, criador da série, vive o pai, ao lado dos filhos Eloá Santiago e Artur Santiago. A personagem da mãe, Neide, é interpretada pela atriz Jane Santa Cruz.
Ao longo do percurso, o núcleo familiar cruza com figuras do cotidiano e personagens vividos por nomes conhecidos do audiovisual baiano, como Tânia Toko, Raimundo Moura, Leno Sacramento, Felipe Mago, Cris Magalhães, Suelen Maria, entre outros artistas que ampliam a narrativa.
Férias reveladoras
O enredo começa quando um pai decide levar a família para conhecer praias fora do circuito turístico tradicional da cidade. A justificativa para isso é que os filhos reconhecem marcas de produtos industrializados antes mesmo de um acarajé.
A partir daí, o que seria apenas descanso se converte em uma experiência de confronto entre gerações, valores e modos de existir.
As paisagens de São Tomé de Paripe, Ilha de Maré, Boa Viagem e Ribeira não aparecem como cenário exótico, mas como território vivo.
Entre encontros com pescadores, marisqueiras, vendedores ambulantes e amigos de infância, a série costura reflexões sobre identidade, adolescência, gênero, sexualidade e ancestralidade.
Ficção como espelho
No centro dessa travessia suburbana está também o luto não elaborado de Alan pela morte da mãe, presença que atravessa toda a temporada como memória silenciosa e homenagem.
“É uma obra que fala da relação com a pessoa mais importante da minha vida. Falar de minha mãe, da mística que a cercava, das ações dela e de como foi fundamental na minha formação é algo muito precioso pra mim”, declara o criador.
Para Alan Miranda, o diferencial de Salvador Pelo Avesso está na escolha pela ficção como linguagem.
“A maioria das vezes, a gente aborda esses territórios pela perspectiva documental. Aqui, optamos por personagens que vivem conflitos universais, que fazem o público se identificar e se ver ali”, explica.
A proposta é simples: usar o humor, o drama e o cotidiano para acessar questões profundas que atravessam as famílias da classe trabalhadora urbana de Salvador.
A série tensiona a ideia de que apenas determinados grupos sociais vivem dilemas existenciais. “A classe trabalhadora não quer só comida. Quer diversão, arte, quer refletir sobre si mesma”, afirma o diretor.
Pertencer, não só visitar
Filho de uma cozinheira que trabalhou por anos nos restaurantes da região suburbana, Alan constrói uma obra atravessada por experiências pessoais.
“Cresci nessas praias. Para mim, elas sempre funcionaram como quintal de casa, não como cartão-postal”, afirma.
Salvador Pelo Avesso, de Férias no Subúrbio propõe uma outra forma de olhar para Salvador, menos idealizada, mais humana. A série convida o público a revisitar afetos, territórios e histórias invisíveis, os quais sustentam a cidade em uma dimensão mais viva e cotidiana.
Apoio
A produção foi contemplada pelo edital Gregórios – Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Salvador Pelo Avesso, de Férias no Subúrbio / Criação, roteiro e direção: Alan Miranda / Com Alan Miranda, Artur Santiago, Eloá Santiago, Jane Santa Cruz / Elenco convidado: Carol Alves, Celiton Santana, Cris Magalhães, Victória Assis, Dani Souza, Felipe Mago, Geovane Nascimento, Júlio Melo, Leno Sacramento, Natália Anjos, Raimundo Moura, Suelen Maria, Tânia Toko, Victória Assis, Xanda Fontes / Disponível no perfil do Instagram @salvadorpeloavesso
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.