Augusto Vasconcelos descarta candidatura em 2026 e afirma que PCdoB já trabalha com potenciais nomes para deputado estadual

168

Foto: Política Livre
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos 02 de junho de 2025 | 19:00

Augusto Vasconcelos descarta candidatura em 2026 e afirma que PCdoB já trabalha com potenciais nomes para deputado estadual

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, afirmou que o PCdoB já iniciou a discussão interna sobre a composição da chapa que deverá disputar a eleição de 2026 para deputado estadual.

Em entrevista exclusiva a este Política Livre, Vasconcelos, que está licenciado do mandato de vereador de Salvador, adiantou que o partido ainda está em fase de diálogo com os potenciais pré-candidatos, mas que já existem, ao menos, dez nomes que despontam como competitivos. Ao contrário do que vinha sendo aventado nos bastidores, ele descartou que irá tentar uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem.

De acordo com Augusto Vasconcelos, além de trabalhar pela reeleição dos deputados estaduais Bobô, Fabrício Falcão e Zó, o PCdoB deverá lançar como pré-candidato o superintendente de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior, que ele classificou como “uma liderança expressiva”. “Ele já foi vice-prefeito de Itabuna, também meu colega professor de universidade estadual e tem uma atuação muito importante na região sul e em todo o Estado”, disse.

Também surge na bolsa de apostas os nomes da vereadora de Lauro de Freitas, Luciana Tavares; da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães; e do vereador de Barreiras, João Felipe.

“O governador Jerônimo confiou essa tarefa para mim, de estar secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes. Então, pretendo construir esse desafio independente da eleição. Vou continuar trabalhando como secretário, mesmo durante a eleição, óbvio que vocês vão me ver na campanha, mas vou trabalhar na secretaria e fazer a campanha porque acho que uma coisa não é incompatível com a outra. Nos horários em que isso seja possível e, ao mesmo tempo, garantindo que a gente possa dar continuidade ao belo trabalho que já é desenvolvido na Setre, mas também ajudando a reeleger o nosso governador Jerônimo, o presidente Lula, e fazer uma grande bancada do campo democrático popular tanto na Assembleia quanto na Câmara dos Deputados”, frisou.

Brasília

Conforme já havia sido antecipado pelo site, os esforços do PCdoB estarão concentrados na reeleição dos deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, ambos com cinco mandatos. A novidade será a entrada da deputada Olívia Santana na disputa.

“Vamos lançar também a deputada Olívia Santana para deputada federal por entendermos que temos condição de ampliar a nossa bancada. E a deputada Olívia, que obteve mais de 90 mil votos para deputada estadual, foi credenciada pelas urnas, pelo trabalho que desenvolveu na Assembleia Legislativa, para disputar uma cadeira na Câmara. A gente entende que a atual composição da Câmara é muito desfavorável para a defesa dos direitos sociais e ter uma bancada com essas características de pessoas oriundas das lutas sociais e que tem forte compromisso com a defesa da democracia e com os direitos do povo é essencial”, destacou.

Carine Andrade/Política Livre



Fonte: Política Livre

Artigos relacionados

GeralPolítica

Homem morre ao ser soterrado em tanque de soja na Bahia

Imagem ilustrativa de um silo de soja |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik Um trabalhador...

Política

PEC da reforma administrativa trava e Motta atua para obter apoio

Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmara Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados 23 de...

Política

Lula exalta ‘sul global’ e critica protecionismo em fala na Indonésia

Foto: Ricardo Stuckert / PR Lula e Prabowo Subianto 23 de outubro...

Política

PF faz operação contra desvio de recursos públicos e mira prefeitos

Foto: Divulgação/Arquivo As diligências têm o objetivo de aprofundar as investigações 23...