Avançar é a palavra-chave neste segundo semestre”, afirma a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

124

Quando a presidente Ivana Bastos abrir os trabalhos do segundo período do ano legislativo de 2025, na próxima terça-feira (5.08), parlamentares, servidores, imprensa e o público em geral terão uma Assembleia Legislativa renovada em vários setores. “Nosso objetivo é assegurar melhorias estruturais, para que possamos, cada vez mais, potencializar os serviços e avançar. Avançar é a nossa palavra-chave, após os números positivos do primeiro semestre, para melhor atender aos baianos e baianas”, afirmou Ivana, primeira mulher a comandar a ALBA nos seus 190 anos de história.

“No primeiro semestre tivemos um total de 103 matérias aprovadas, distribuídos em 16 projetos de lei do Executivo; 50 projetos de lei dos deputados e deputadas; 29 projetos de resolução de parlamentares e da Mesa Diretora; quatro requerimentos de urgência; três projetos de lei do Poder Judiciário; e um do Ministério Público. Tivemos, ainda, dez sessões de votação e 17 audiências públicas nas Comissões, além de mais de 40 sessões ordinárias”, destacou Ivana, garantindo que a ideia é ir mais além do já realizado, impulsionando o funcionamento das Comissões Temáticas e votando mais projetos de parlamentares, por exemplo.

As reformas, além de ampliar a infraestrutura e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários dos serviços do Parlamento estadual, geraram empregos para os cerca de 30 operários das empresas terceirizadas que trabalharam nas obras. Os serviços de melhorias foram executados durante o recesso parlamentar de julho, com acompanhamento direto da presidente Ivana.

“Aliadas às obras, que também terão como resultado a racionalização de gastos, no recesso adotamos medidas de economia que garantiram uma redução de aproximadamente 40% no consumo de energia e 30% no uso de água, dentre outros custos”, disse a presidente. Para ela, o trabalho deve ser acompanhado do cuidado com as pessoas e com o patrimônio público, coisa que, acredita, é mais presente quando entra em cena o olhar diferenciado que a mulher tem em uma gestão, seja em casa, em uma empresa ou na esfera pública.

Foram feitas intervenções do plenário, salão nobre, salas das comissões, auditório Jornalista Jorge Calmon e outras dependências. A acústica do auditório e do plenário recebeu melhorias, com a instalação de novos carpetes e de painéis ripados. Com relação a acessibilidade, as rampas foram equipadas com anteparos antiderrapante, impactando positivamente as pessoas com deficiências. Em todos esses locais está sendo implementado um novo projeto de iluminação, proporcionando mais conforto visual para os deputados, servidores e visitantes, bem como uma melhor iluminação para as filmagens da TV ALBA.

CN | Ascom ALBA

.

Artigos relacionados

Política

Vereador Edmilson Bispo reage a fala de colega que menosprezou sacoleiros em sessão da Câmara de Saúde

A sessão da Câmara Municipal de Saúde, realizada na última segunda-feira, foi...

Política

Roma afirma que distanciamento em relação a ACM Neto está superado

O presidente do PL-Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, afirmou nesta...

Política

Eduardo e Flávio Bolsonaro acusam Moraes de ser responsável por assalto contra familiares no Rio

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)...

Política

Governistas querem convocação de Bolsonaro para depor na CPMI do INSS

Deputados da base do governo apresentaram um requerimento para que o ex-presidente...