Bahiagás investe R$ 2,7 milhões para levar gás natural ao bairro do Comércio

5

Responsável pela distribuição de gás natural no território baiano, a Bahiagás -Companhia Baiana de Gás investiu mais de R$ 2,7 milhões em rede de dutos na Cidade Baixa de Salvador. No Comércio, a empresa atende o Restaurante Popular do Comércio, primeiro cliente do bairro, desde 2016; o Mercado Modelo, onde há 15 lojas consumindo; os restaurantes Dona Mariquita e Caramurê, instalados no Doca 1; a Feira de São Joaquim; o Condomínio Residencial Adelaide; e o Instituto do Cacau da Bahia.

A Bahiagás pretende expandir a sua atuação na área do Comércio. A Bahia Marina, por exemplo, já teve sua rede de distribuição instalada, mas ainda sem data prevista para o início das atividades. Uma outra rede será construída para servir ao Restaurante Sesc, dependendo apenas de anuência dos órgãos públicos. Além disso, de acordo com a empresa, a negociação com postos de combustíveis na região para futuro fornecimento de gás natural é mantida.

Tudo sobre A Tarde Bairros em primeira mão!

São muitos os benefícios do gás natural para o bairro do Comércio, conforme os gestores da Bahiagás. Entre eles está a atração de novos empreendimentos, já que a infraestrutura do combustível fóssil torna o lugar mais atrativo para restaurantes, hotéis, serviços de saúde e comércio em geral.

Esta alternativa renovável promove, também, o fortalecimento da economia local, gerando mais empregos, movimentando fornecedores e aumentando a circulação de renda na região.

A direção da empresa enumera, ainda, a valorização urbana e imobiliária, melhorando a percepção do bairro como polo comercial; a redução de impactos ambientais com a menor emissão de poluentes e do tráfego de caminhões para entrega de botijões, contribuindo para a diminuição de congestionamentos, ruídos e riscos nas vias locais; e o desenvolvimento sustentável do território, já que o gás natural proporciona um crescimento econômico equilibrado e alinhado a práticas mais limpas e eficientes.

“Por meio do gás natural, a Bahiagás proporciona uma energia mais limpa, segura e eficiente, gerando mais competitividade aos empreendimentos locais. Tudo isso não só estimula o crescimento do bairro, como também torna o Comércio um lugar cada vez mais atrativo para os baianos”, defende o diretor-presidente da companhia, Luiz Gavazza.

A diretora técnica e comercial da companhia, Larisse Stelitano, reforça a importância da empresa na região. “Para a Bahiagás, estar presente no Comércio é contribuir para a revitalização do bairro, fortalecer a economia local e incentivar um desenvolvimento mais sustentável, respeitando a importância histórica da região”.

Benefícios para clientes

Os clientes atendidos pela Bahiagás, reforça Larisse, têm os benefícios “de reduzir os custos operacionais, já que o gás natural é mais econômico e estável que outras fontes de energia, permitindo melhor planejamento financeiro e aumento da competitividade”.

Outro ponto positivo, acrescenta, é o fornecimento contínuo e confiável, pois “adistribuição por rede reduz riscos de desabastecimento, garantindo funcionamento regular de cozinhas, lavanderias, padarias, hotéis, hospitais, entre outros”.

Há, também, as vantagens de ganho de eficiência e produtividade, já que “os equipamentos a gás oferecem aquecimento mais rápido e controle preciso, otimizando processos e reduzindo desperdícios”; de segurança operacional porque “a eliminação do transporte e armazenamento de botijões reduz riscos de acidentes e libera espaço físico nos estabelecimentos”; e de imagem sustentável e moderna, afinal “o uso do gás natural, uma fonte mais limpa, fortalece a reputação do negócio junto a clientes e parceiros atentos a práticas ambientais responsáveis”.

Administrada pelo Governo do Estado (sócio majoritário), a Bahiagás é uma empresa de economia mista, implantada em 1994, na capital baiana. Ao longo dos anos, a companhia, que antes atendia apenas empresas do então Polo Petroquímico de Camaçari e Centro Industrial de Aratu, expandiu seu potencial de distribuição e, atualmente, leva o gás natural a vários pontos do território baiano, nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico.

De acordo com a direção da Bahiagás, “a receita do sucesso” é aliar esta expansão de mercado ao programa estratégico de crescimento e fortalecimento da empresa, baseado em quatro frentes de atuação: interiorização das atividades, massificação do uso do gás natural, diversificação e competitividade. A Bahiagás contabiliza importantes projetos no interior do Estado, como o Gasoduto Itabuna-Ilhéus e o Duto de Distribuição do Sudoeste.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Casa de prefeita é invadida na Bahia e suspeito é morto

Um homem foi morto após invadir a casa da prefeita Ana Paula...

Últimas notícias

o refúgio de águas cristalinas e pôr do sol inesquecível em Salvador

Escondida ao lado do Solar do Unhão, sede do Museu de Arte...

Últimas notícias

antigos trapiches revivem noite do Comércio com cultura

Trapiche Barnabé, no Comércio – Foto: José Simões/Ag. A TARDE O Comércio...

Últimas notícias

71% dos pacientes são regulados em até 24h

Regulação da saúde fecha 2025 com 71% dos pacientes atendidos em 24h...