O teste de baliza deixou de ser obrigatório na prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 10 estados brasileiros. A mudança altera um dos principais critérios avaliados durante o exame de direção veicular.
Em São Paulo, a obrigatoriedade da baliza foi retirada na última segunda-feira (26). Outros estados que já adotaram a medida são Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Distrito Federal, Goiás e Paraná. As informações foram divulgadas pelo portal G1.
Na maioria dos estados, a alteração ocorreu após a publicação da Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece novas diretrizes para o processo de formação, aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores.
Segundo o Contran, a resolução “normatiza os procedimentos sobre a aprendizagem, a habilitação e a expedição de documentos de condutores e o processo de formação do candidato à obtenção da habilitação”.
Ainda de acordo com o órgão, alguns estados aguardam a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular para realizar os ajustes necessários e implementar as mudanças nos exames práticos.
Com informações do Bnews