Bloco famoso agita lavagem em Salvador com shows gratuitos

3

O bloco Alvorada realiza, no próximo domingo, 1, a 43ª Lavagem da Fonte do Gravatá, na Rua da Independência, bairro de Nazaré, em Salvador, onde a agremiação nasceu e mantém sua sede.

O evento começa com uma missa, às 9h, na Igreja Rosário dos Pretos, seguido de rito religioso no local do monumento e cortejo da fonte até o palco com a Banda Swing do Pelo. O show gratuito marca o último ensaio do bloco antes do Carnaval 2026, com ala de canto do Alvorada, Ilê Aiyê, Roberto Mendes e Morango e a partir do meio-dia.

Tudo sobre Verão em primeira mão!

A Lavagem da Fonte do Gravatá acontece desde a década de 1970 no monumento instalado na esquina das ruas do Gravatá e Independência. Em 2026, o evento conta com um momento especial que consolida o tema ‘Nengua Guanguacese: 100 anos de mar, folha e fé’, que o bloco irá levar para o Carnaval 2026, reunindo foliões do bloco, amantes do samba e a comunidade do bairro.

Carnaval

Em 2026, o desfile da Sexta-feira de Carnaval do Alvorada contará novamente com grandes nomes do samba baiano. A ala de canto reunirá Bira (Negros de Fé), Arnaldo Rafael, Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho, Valdélio França, Tiago Dantas (Representa) e Rogério Bambeia, com participações especiais de Marquinho Sensação, Renato da Rocinha e Roberto Mendes.

Ao longo da vida, Nengua Guanguacese foi reconhecida pela sabedoria, generosidade e firmeza. Guiou centenas de filhos e filhas de santo, acolheu famílias inteiras e consolidou o Bate Folha como um dos mais importantes espaços de resistência das religiões de matriz africana. Com sua partida, em 25 de abril de 2023, aos 98 anos, encantou-se, mas deixou um legado de fé, amor e partilha.

Alvorada

Fundado em 1º de janeiro de 1975 por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira — entre eles Vadinho França, também fundador da Unesamba, que reúne os nove blocos de samba da folia baiana —, o Alvorada nasceu no Gravatá e foi responsável por inaugurar a Sexta-feira de Carnaval, abrindo oficialmente o primeiro dia da festa na capital baiana. Seu nome simboliza justamente esse papel: o de anunciar o nascer do Carnaval, o despertar da alegria e da tradição do samba.

Ao longo de cinco décadas, o Alvorada manteve viva sua essência: repertório próprio, ala de canto com artistas da terra, ala das baianas e de passistas, e o inconfundível galo de três metros, que abre o cortejo da agremiação.

Durante todo o ano, o bloco realiza ações sociais e culturais com a comunidade, como a Feira de Empreendedores Negros, o tradicional caruru que marca o início dos ensaios e a Lavagem da Fonte de Nanã, rituais que reforçam a ligação espiritual com o Terreiro Bate Folha e com a religiosidade afro-baiana.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Partiu Estágio convoca 275 universitários para atuar no Estado

O Programa Partiu Estágio convoca, nesta sexta-feira (30), 275 universitários para atuar...

Últimas notícias

Inscrições para o Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo terminam nesta sexta

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Últimas notícias

Lula fará cirurgia nesta sexta-feira (30)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata...

Últimas notícias

Fim de ciclo? Cauly não marca gol pelo Bahia desde maio de 2025

Cauly não marcou gol pelo Bahia desde maio de 2025 – Foto:...