Caldeirão Grande: TSE confirma fraude à cota de gênero, cassa mandatos de vereadores e determina recálculo dos votos nas Eleições de 2020

25

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última quinta-feira (01) manter a cassação da chapa do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Caldeirão Grande, o partido foi condenado por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

Os parlamentares, Anatália Rios (PT) Moreira (PT) e todos suplentes da legenda, tiveram os votos recebidos anulados, conforme a decisão, o diretório local do partido fez o registro de candidatas apenas para simular o cumprimento da lei, que determina que os partidos devem destinar no mínimo 30% das candidaturas, foi o entendimento do TSE. 

Os autos foram submetidos ao exame do Colegiado na sessão de 03 a 09.02.2023, oportunidade em que, à unanimidade, o TSE deu parcial provimento ao agravo regimental apenas para afastar a inelegibilidade, mantida a procedência dos pedidos formulados na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo.

Opostos embargos de declaração foram rejeitados pelo Plenário em 05.05.2023.

Nesse cenário, a jurisprudência do TSE autoriza a execução imediata do acórdão, ainda que importem a cassação de mandato eletivo, não sendo necessário aguardar o trânsito em julgado da decisão ou até mesmo sua publicação.

O TSE determinou o recálculo dos quocientes eleitorais e partidário, com  cassação assumem: Binho, Jailson e Doura.

Anteriormente a oposição local  já havia perdido mandatos pelo mesmo motivo nos vereadores Tiago de Oliveira Amâncio e Rogério Silva Santana do Partido Social Democrático (PSD), naquele momento assumiu Antônio Luiz dos Santos Guirra e Ebert Santana de Oliveira.

Com essa decisão, não existem vereadores eleitos pela oposição no município de Caldeirão Grande, todos são da base do prefeito Candinho Guirra (PP).

Artigos relacionados

NOTÍCIAS

SISPON ARTICULA E CÂMARA DE PONTO NOVO APROVA REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES

  Na última quarta-feira (26/03), a Câmara Municipal de Ponto Novo aprovou,...

NOTÍCIAS

TRE-BA pede cassação do mandato de vereador de Campo Formoso por partição em roubo de cogumelos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou, por unanimidade, o mandato...

NOTÍCIAS

Justiça Eleitoral cassa chapa de vereadores da ‘Federação Brasil da Esperança’ por fraude à cota de gênero

Uma determinação da juíza Samara Costa Maia, da 70ª Zona Eleitoral de...

NOTÍCIAS

REAJUSTE SALARIAL: SISPON NEGOCIA COM PREFEITURA E SERVIDORES TERÃO GANHO REAL, ACIMA DA INFLAÇÃO

Ocorreu na manhã de hoje (19) mais uma rodada de negociação entre...