
Passa a valer a partir de agosto, a nova lei que autoriza o uso dos recursos arrecadados com multas de trânsito para pagar a formação de motoristas de baixa renda. Para ser beneficiado com a CNH Social, já dá para se cadastrar, dependendo do Detran de cada estado.

A nova legislação nacional entra em vigor a partir de 12 de agosto e vai facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação.
O programa cobre todas as etapas: exames médicos e psicológicos; aulas teóricas e práticas; taxas de prova e a emissão do documento.
Embora a prioridade seja para a habilitação para motos e carros, os estados podem estender a gratuidade para outras categorias.
A CNH Social vai ter a mesma validade que a CNH paga, incluindo a possibilidade do motorista atuar como profissional, desde que cumpra os requisitos exigidos por lei.
Para ter direito à CNH Social, é preciso ter 18 anos ou mais; estar inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e ter renda mensal de até meio salário mínimo, por pessoa na família.
Para participar, é necessário acompanhar os editais e calendários divulgados pelos Detrans de cada estado. Um exemplo: no Rio Grande do Sul, o Detran divulgou nesta semana a lista dos contemplados.
Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a CNH Social reduz desigualdades e traz impactos especialmente na vida de mulheres chefes de família, que podem ter barreiras econômicas para pagar pela habilitação.
De acordo com o Registro Nacional de Condutores Habilitados, o país tinha até o mês passado quase 55 milhões de homens com CNH, enquanto o número de mulheres, era de cerca de 31 milhões.
clebervieiranews
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, culpou nesta segunda-feira...
ByAgenciadcdezembro 22, 2025O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reorganiza...
ByAgenciadcdezembro 22, 2025O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu neste domingo (21) os efeitos do...
ByAgenciadcdezembro 21, 2025O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante...
ByAgenciadcdezembro 20, 2025