Congresso Nacional realiza em junho sessão solene em homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi

224

Foto: Divulgação/Arquivo
Mãe Stella de Oxóssi faleceu em 2018, aos 93 anos 02 de junho de 2025 | 19:15

Congresso Nacional realiza em junho sessão solene em homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi

O Congresso Nacional realizará, no dia 12 de junho, às 14h, uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes líderes religiosas do Brasil. A iniciativa é fruto do requerimento conjunto do deputado federal Bacelar (PV), da deputada Lídice da Mata (PSB) e do senador Jacques Wagner (PT), como forma de reconhecer o legado espiritual, cultural e social deixado por essa grande mulher baiana.

Mãe Stella nasceu em Salvador em 1925 e tornou-se uma das principais referências do Candomblé no país. Foi a quinta ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, tradicional terreiro de Salvador fundado em 1910, sucedendo Mãe Senhora. Além de sacerdotisa, Mãe Stella era também escritora, intelectual e defensora dos direitos humanos e da liberdade religiosa. Escreveu diversos livros que ajudaram a dar visibilidade e respeito à cultura afro-brasileira, combatendo o preconceito e valorizando a sabedoria ancestral dos terreiros.

Ao propor a homenagem, o deputado Bacelar destacou a importância de reconhecer a trajetória de Mãe Stella. “Mãe Stella foi uma mulher à frente do seu tempo. Com sabedoria, firmeza e amor, ela ensinou o Brasil a respeitar o Candomblé e a cultura afrodescendente. Celebrar seu centenário é também reafirmar nosso compromisso com a diversidade religiosa, com a luta antirracista e com a valorização do povo de axé”, afirmou o parlamentar.

A sessão solene será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e contará com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, representantes de terreiros, autoridades religiosas, políticas e culturais, além de familiares e seguidores de Mãe Stella. O evento será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Câmara.

Mãe Stella de Oxóssi faleceu em 2018, aos 93 anos, deixando um legado de sabedoria, resistência e fé. O centenário do seu nascimento é um marco para a Bahia e para o Brasil.



Fonte: Política Livre

Artigos relacionados

Política

EUA devem ‘administrar’ Venezuela e extrair petróleo por ‘vários anos’, diz Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que seu governo deve seguir “administrando”...

Política

Rede Sustentabilidade aciona STF para barrar lei que cria cargo “jabutis de juízes” no TJ-BA

A Rede Sustentabilidade ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido...

Política

Bolsonaro solicita inclusão em programa de leitura na prisão para reduzir pena

O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou, por meio de seus advogados, a inclusão...

Política

Deputado não esclarece origem de cerca de R$ 470 mil apreendidos em operação da Polícia Federal

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara...