dermatologista alerta para os perigos à pele

14

Dermatologista dá dicas de cuidar da pele durante o Carnaval –

Carnaval é tempo de brilho, cores, purpurina, fantasias e daquela maquiagem que transforma qualquer folião em uma verdadeira obra-prima digna da corte momesca. Mas cuidado: nem toda maquiagem é amiga da folia! É o que alerta a dermatologista Moema Mignac.

A especialista pontua que exageros ou produtos mal escolhidos podem transformar a diversão em dor de cabeça – ou, pior, em irritação na pele. Para ela, entre glitter, batons e bases coloridas, cuidar da pele é a escolha mais importante desta festa.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!

“Produtos contendo metais pesados, como óxido de ferro (pó de alumínio), níquel, cromo e chumbo, são comumente encontrados em tintas faciais e maquiagens muito coloridas. Fragrâncias artificiais, presentes em perfumes, sprays de cabelo e maquiagens mais baratas, também podem causar reações”, explica a dermatologista.

Ainda segundo Moema, os cuidados não pararam por aí. “Colas para cílios e pedrarias podem provocar alergias, especialmente se contiverem látex e não forem hipoalergênicas. Além disso, álcool e fixadores usados em sprays de cabelo e maquiagem podem causar ardência, coceira no couro cabeludo e, se escorrerem, até queimaduras oculares”, completa.

Com alguns cuidados simples, dá para curtir a folia de Momo sem surpresas desagradáveis | Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE

Em outras palavras, sabe aquela paleta de sombras maravilhosas, cheia de tons neons, o batom vibrante ou aquele produtinho de maquiagem mais barato que você está pensando em usar no Carnaval? Pois é: todos eles podem se transformar em um verdadeiro pesadelo para a pele se usados sem cuidado. E não é só isso. “O uso prolongado de maquiagens pesadas pode levar ao que chamamos de acne cosmética e o calor pode levar a lesões como erupções acneiformes e brotoejas”, alerta Moema.

Nem mesmo o glitter, o queridinho da folia, fica de fora da lista de produtos que podem oferecer riscos à pele. Segundo Moema, “maquiagens com glitter e cola podem levar à irritações na pele por conta dos componentes químicos existentes como o látex , cianoacrilato e formaldeído. Essas substâncias também têm capacidade de evaporação podendo gerar danos à mucosa ocular. As partículas de glitter contendo microplásticos podem causar microlesões na pele pelo atrito”.

Segundo a dermatologista, alguns produtos podem transformar a maquiagem em um verdadeiro pesadelo para a pele

Segundo a dermatologista, alguns produtos podem transformar a maquiagem em um verdadeiro pesadelo para a pele | Foto: Raul Spinassé / Ag. A Tarde

Mas calma! Não há motivo para preocupação. Com alguns cuidados simples, dá para curtir a folia de Momo sem surpresas desagradáveis. A especialista explica que pequenas escolhas fazem toda a diferença para manter a pele protegida durante o Carnaval.

Leia Também:

“Certificar-se da procedência dos produtos e da validade dos produtos, fazer teste de contato prévio aplicando o produto na pele 24 horas antes e observar, usar bons removedores de maquiagem, limpar a pele de forma suave e hidratar logo após”, indica Moema Mignac.



Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Últimas notícias

Conheça 4 truques para acabar com o mau-cheiro no lixo da cozinha

Um dos grandes inconvenientes no ambiente doméstico pode ser o mau-cheiro gerado...

Últimas notícias

Alternativa milagrosa? Saiba qual é a fruta ideal para os diabéticos

Quem tem diabetes precisa lidar diariamente com diversas restrições referentes à alimentação,...

Últimas notícias

Dinheiro de volta? Saiba como ganhar bebendo café todos os dias

hand of barista making latte or cappuccino coffee pouring milk making latte...

Últimas notícias

Idoso morre queimado ao tentar controlar incêndio em mata na Bahia

Um idoso, de 80 anos, identificado apenas como Joel do Pão morreu,...