José Dirceu 07 de outubro de 2025 | 12:35
Dirceu afirma que Bolsonaro ‘não tem condições’ para ficar preso, e defende domiciliar
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, defendeu que Jair Bolsonaro cumpra pena em prisão domiciliar, alegando que o ex-presidente não teria condições físicas ou psicológicas para permanecer em um presídio. Dirceu comparou o caso ao de Fernando Collor, que cumpre pena em casa por motivos de saúde e idade, e afirmou que Bolsonaro é “instável” e “sem autocontrole” para lidar com a rotina do sistema prisional, que considera precário e controlado pelo crime organizado. A informação é do jornal “O Globo”.
Em entrevista à BBC News Brasil, Dirceu — que também já foi preso e teve sua condenação anulada pelo STF — afirmou que todos sofrem na prisão e que não deseja o mal a ninguém, nem mesmo a Bolsonaro. Ele descreveu o ex-presidente como uma pessoa “psicossomática” e emocionalmente desequilibrada, reforçando que seria inviável colocá-lo em um ambiente carcerário comum.
Ao comentar o debate sobre anistia e a dosimetria das penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro, Dirceu criticou a postura da direita, que segundo ele sempre apoiou o aumento de punições, mas agora busca reduzir penas para os envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes. Para o ex-ministro, é incoerente pedir clemência a quem atentou contra a democracia brasileira.