“É um absurdo metade das UTIs da Bahia estarem em Salvador e o restante em só 37 municípios”, diz ACM Neto

12

Durante o Fórum S.O.S Bahia, realizado nesta terça-feira (30), em Salvador, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, criticou a concentração de leitos de UTI no estado e o agravamento do drama da regulação. Para ele, a situação é única no Brasil e penaliza principalmente quem vive fora da capital.

“Regulação se tornou na Bahia popular de um jeito que a gente não encontra em outro lugar do Brasil. A população baiana sempre foi conhecida por diversos aspectos positivos. Mas agora a crise na saúde da Bahia repercute nacionalmente. Esse drama é mais grave no interior do que na capital”, afirmou.

De acordo com Neto, a concentração é um dos principais problemas. “Metade dos leitos de UTI da Bahia estão concentrados em Salvador. É um absurdo metade das UTIs estarem na capital. Absurdo maior ainda é que o restante dos leitos de UTIs estejam distribuídos em apenas 37 dos 416 municípios baianos.”

Divulgação Assessoria

Segundo o político, a Bahia ocupa as últimas posições no país em oferta de leitos de UTI do SUS: são apenas 1,1 por 10 mil habitantes, contra 3,6 por 10 mil da média nacional. Em outras palavras, um cidadão baiano em estado grave tem menos acesso a UTI do que a maioria dos brasileiros.

Além disso, praticamente 48,8% dos leitos estão em Salvador, sobrecarregando a capital, enquanto o interior fica desassistido. Segundo Neto, esse desequilíbrio aumenta o tempo de espera, agrava quadros clínicos e reforça a dependência da regulação.

O debate contou ainda com a participação de Mariana Carrera, especialista em Administração Hospitalar; de Renilson Rehem, consultor da OPAS/OMS, que analisaram os desafios estruturais da saúde no estado e defenderam a necessidade de políticas públicas que priorizem a descentralização da rede hospitalar; e do secretário municipal da Saúde de Salvador, Rodrigo Alves.

Ao final, Neto apresentou uma carta-compromisso dirigida aos baianos, na qual destacou propostas e diretrizes para o futuro da saúde no estado. O documento reúne princípios e metas que, segundo ele, devem orientar os próximos passos para enfrentar a crise. O prefeito de Bruno Reis também participou do evento, que foi realizado no Terminal Marítimo de Salvador.

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Mudança de Endereço Neam de Senhor do Bonfim

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Neam de Senhor do...

Últimas notícias

Brasil terá aumento de 360% no número de pessoas com demência até 2050

No proximo dia 1º de outubro, se comemora Dia do Idoso, e...

Últimas notícias

Segunda vítima de acidente entre carro de prefeitura e caminhão na BR-101 morre no HGCA

Morreu nesta terça-feira (30) a segunda vítima do acidente envolvendo um veículo...

Últimas notícias

Alunos montam “motel” e simulam sexo em gincana escolar; Vídeo

O que era para ser um momento lúdico, em uma gincana escolar,...