A responsabilidade é condição necessária para um servidor público capaz de honrar a confiança da cidadania, proporcional ao desprezo pelo cargo em casos de traição. Eis uma possível lei universal para o convívio no cotidiano das repartições, ambientes sensíveis à política, sempre dialogando com a administração da República.
Um bom teste para esta hipótese de conflito entre confiabilidade e conduta desleal é a investigação de servidores suspeitos de vazamento de dados, em conexões perigosas. O Supremo Tribunal Federal divulgou os nomes dos suspeitos, pertencentes aos quadros da Receita Federal, de onde fluíram informações sigilosas de autoridades judiciárias.
Tudo sobre Artigos em primeira mão!
O furto contra os graúdos implica investigar a quem interessaria montar os dossiês de ministros do Supremo, além do procurador-geral da República e de seus familiares. A Polícia Federal tem algumas opções para desvelar a trama, com expectativa de novos horizontes, após a oitiva dos envolvidos, com o objetivo de chegar ao nome da chefia.
As investigações iniciais dos ciber detetives demonstraram a existência de “bloco de acessos cuja análise, pelas áreas responsáveis, não identificou justificativa funcional”. Traduzindo: não há razão para os acessos se cotejados à rotina produtiva da curiosa turma do control + C nos números referentes aos dados da alta magistratura brasileira.
Estão todos em sistema de apreensão domiciliar (não podem sair de casa de noite); estão afastados da função pública e proibidos de acessar as dependências de serviços federais. Nos finais de semana, terão os movimentos controlados por tornozeleira eletrônica; os passaportes estão cancelados, inviabilizando a tentação de súbitas viagens ao exterior.
Os servidores identificados são Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes. O capacitado quarteto poderá colaborar com as respostas para como, quando e por que os dados dos magistrados foram copiados e quem encomendou o crime, se confirmado.