Eleições 2026: TRE-BA alerta cidadãos (ãs) para regularização da situação eleitoral a um ano do pleito

43

As Eleições Gerais estão marcadas para o dia 04 de outubro de 2026. Faltando exatamente um ano para o pleito, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) garante a segurança das urnas eletrônicas e reforça a importância das pessoas estarem com a documentação eleitoral regularizada. 

De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente, a Bahia possui 11.071.202 (onze milhões, setenta e um mil, duzentos e dois) eleitoras e eleitores aptos a exercerem o voto. Desse total, 53% são mulheres e 47% são homens. Ainda de acordo com o levantamento feito pelo TSE em junho deste ano, 254.831 títulos estão cancelados no estado. 

Ainda que o prazo para regularizar a situação eleitoral termine apenas em 2026, com o fechamento do cadastro,  é preciso ficar atento às possíveis consequências da perda do prazo. Quem estiver com o título eleitoral cancelado não poderá votar nas eleições do ano que vem, fica impedido de emitir passaporte e carteira de identidade, é proibido de fazer inscrição em concurso público, entre outras restrições.

Os cidadãos e as cidadãs têm até 6 de maio do próximo ano para solicitarem emissão da primeira via, transferência, revisão de dados e atualização da biometria. 

Os serviços on-line podem ser acessados por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no Portal do TRE-BA. A plataforma permite consultas eleitorais de forma remota, sem sair de casa.  Outra opção é comparecer presencialmente a uma das unidades da Justiça Eleitoral (JE) em Salvador ou no interior do Estado. Confira aqui as unidades da JE. 

Em 2026, as eleitoras e os eleitores votarão para os cargos de Presidente(a) da República, Governador(a), Senador(a), Deputado(a) Estadual e Deputado(a) Federal.

Documentos para votar-No dia das eleições, para votar, é necessário estar portando um dos seguintes documentos: e-Título, disponível gratuitamente para Android e iOS; carteira de identidade; passaporte; carteira profissional emitida por entidade de classe reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho (somente a versão física); ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Não é necessário levar o  título de eleitor para votar. Para conferir a seção e/ou a zona eleitoral, os eleitores e as eleitoras podem consultar o Portal do TRE-BA, o aplicativo e-Título ou o próprio documento físico.

O Tribunal assegura também a lisura do processo eleitoral, por isso, em junho deste ano, realizou o primeiro Simulado Nacional de Hardware. O procedimento consiste em uma votação simulada em urnas eletrônicas com a finalidade de avaliar o desempenho, a estabilidade e a conformidade técnica dos equipamentos. Se detectadas eventuais inconsistências operacionais, serão adotadas soluções antes do pleito oficial, garantindo assim a transparência e a segurança das eleições. 

O segundo teste segue em andamento. Começou no dia 30 de setembro e vai até 08 de outubro. Saiba mais:

TRE Bahia

.

Artigos relacionados

Últimas notícias

Caminhonete roubada é recuperada pela PRF na BR 407

Foto: Divulgação/PRF Uma caminhonete roubada foi recuperada, na noite de sexta-feira (19),...

Últimas notícias

homem perigoso é preso enquanto passeava em praça de Queimadas

Um homem identificaco como Laércio Soares Lopes, de 43 anos, foi preso...

Últimas notícias

Mulher de 37 anos que saiu do interior de Pernambuco para enterro do sogro Jacobina, morre após o sepultamento

Jamile Ferreira de Oliveira, de 37 anos, faleceu no último sábado, 20,...

Últimas notícias

Festas Juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

As festas juninas revelam muito da cultura nordestina… E ganharam o país…...