EUA revoga vistos de Moraes e “aliados no tribunal” e denuncia “caça às bruxas” contra Bolsonaro

179

O secretário de Estado dos Estados Unidos, o republicano Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, familiares e “aliados no tribunal”, sem especificar quem seria afetado. A medida foi anunciada nas redes sociais durante a noite desta sexta-feira (18).

A determinação, segundo Rubio, tem efeito imediato. Na publicação, o secretário relembrou uma declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que os norte-americanos iriam responsabilizar os autores das supostas censuras aos americanos e aos brasileiros.

Além disso, Rubio citou que o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) estaria sofrendo um “caça bruxas” pela justiça brasileira.

“O presidente do Estados Unidos deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, afirmou Marco Rubio.

A medida foi tomada no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal, decididas pelo juiz relator Moraes, como tornozeleira eletrônica e recolhimento doméstico.

Fonte: Bahia Notícias

.

Artigos relacionados

Política

Governo da Bahia anuncia valor da grana extra para os professores

Valor deve pago até o dia 2 de outubro |  Foto: Divulgação/GOVBA...

Política

“Como uma leoa”, diz Michelle Bolsonaro sobre possível candidatura

Michelle Bolsonaro |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil “Se levantar como uma leoa”....

Política

Alcolumbre cita o regimento e arquiva a PEC da Blindagem, derrotada por unanimidade da CCJ

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, em 3 de junho de 2025 —...

Política

Câmara inicia processo contra Eduardo Bolsonaro por quebra de decoro

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (23)...