Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques quer fazer Enem para tentar reduzir pena

2


Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, afirmou a aliados que pretende realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2026 com o objetivo de tentar reduzir sua pena.

Silvinei foi condenado a mais de 24 anos de prisão por tentativa de golpe. Ele foi transferido para a unidade prisional em dezembro, após ser flagrado tentando deixar o país por meio do Aeroporto de Assunção, no Paraguai.



A estratégia do ex-diretor da PRF se baseia no entendimento adotado por parte do Judiciário de que presos aprovados em todas as áreas de conhecimento do Enem podem ter direito à remição de parte da pena, mesmo quando já possuem ensino médio completo.

O Ministério da Educação realiza anualmente o chamado Enem PPL, versão da prova destinada a pessoas privadas de liberdade. Segundo a pasta, a iniciativa tem como objetivo contribuir para o processo de ressocialização dos detentos.

A avaliação aplicada nas unidades prisionais possui o mesmo nível de dificuldade da edição regular. Cada estabelecimento penal conta com um responsável pedagógico, que fica encarregado de inscrever os participantes e organizar o espaço onde o exame será realizado.

De acordo com o Ministério da Educação, caso o participante seja aprovado em instituição de ensino superior com a nota obtida no Enem, caberá à Justiça decidir se ele poderá ou não cursar a graduação.

Com informações do Bnews



Artigos relacionados

Últimas notícias

Jovem morre após ser pisoteado por touro em rodeio clandestino

Leandro Pereira de Andrade sofreu uma parada cardíaca após ser atingido pelo...

Últimas notícias

Policial militar morre em acidente de moto ao retornar de serviço no Carnaval na Bahia

Um policial militar morreu após sofrer um acidente de motocicleta na madrugada...

Últimas notícias

Aeronáutica abre concurso com salário de mais de R$9 mil e 272 vagas

Aeronáutica divulga concurso com 272 vagas e salário de mais de R$...

Últimas notícias

Doze PMs são ouvidos e negam suposto estupro no circuito Barra-Ondina

Doze policiais militares já foram ouvidos na investigação sobre o suposto estupro...